SXSW 2024: A única escolha é ter esperança • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2024: A única escolha é ter esperança

por Juliana Velozo / VP Market for Retail & Healthcare LATAM da Thoughtworks
Capa - SXSW 2024: A única escolha é ter esperança
Imagem: A poeta Ada Limón na NASA. Imagem: DIvulgação

Para a abertura do Festival, a curadoria do evento escolheu não só um tema intrigante, mas também duas mulheres inspiradoras. A executiva responsável pela divisão de Ciência Planetária da NASA, Lori Glaze, e a renomada poetisa, Ada Limón, dialogaram sobre as conexões entre a ciência de uma expedição espacial e a arte da poesia.

Tive a oportunidade de assistir com fascínio duas mulheres brilhantes em seu campo de atuação, se admirando mutuamente e abrindo espaço para dialogar sobre a conexão existente entre o que fazem. Foi ainda mais impactante que esse espetáculo ocorreu na manhã do dia 8 de março, ressaltando a relevância de termos exemplos femininos que dominam sua área com tanta destreza.

Durante a primeira parte da abertura, tivemos o prazer de ouvir a poetisa Ada falar sobre sua visão em relação à poesia e como ela se conecta a ela. Para ela, poesia é pessoal e humana e ocupa o lugar onde a linguagem “comum” não consegue chegar. “Poesia é dar voz a algo que não pode ser silenciado. É dar um sentimento de pertencimento às pessoas. Amar o mundo é uma forma de amar a si mesmo.”

E qual a semelhança entre explorar o espaço e escrever poesia?

Sobre similaridades em suas profissões, Ada diz que não sabe nada sobre o espaço, mas sabe muito sobre curiosidade e sabe que tanto poesia quanto explorar espaço começam com perguntas e terminam com mais perguntas. “Quando começo um poema nunca sei onde ele irá me levar e como irá terminar, como uma missão de exploração espacial.”

Acredita que ambas abraçam o mistério e buscam a beleza e que a poesia é um lugar para respirar, para trazer humanidade. Elas concordam que suas profissões as fazem pensar e resetar o que pensam diversas vezes e que a ciência é uma forma de arte pois precisam embarcar no desconhecido, conectar e refletir, exatamente como é o processo de escrever um poema. “Poesia vive no lugar da reflexão e explora a curiosidade e as pessoas não podem ser dissociadas de seus sentimentos.”

Falhar é sempre uma opção

Poesia e ciência são sobre sentimentos e pessoas, sobre conexão. Ambas também afirmaram que a falha é parte do processo de ambas e é importante para criar algo novo. Entendem a complementaridade de suas profissões e a necessidade de muitas pessoas como parte de um processo de criação. Uma das missões da NASA é entender se estamos sozinhos no mundo e a “falha” é sempre uma opção como resultado do processo. Assim como Ada se sente quando inicia um poema, pois nem sempre sabe como ele termina e que vai desabrochando no processo. Sendo a falha uma opção, devemos estar abertas a começar novamente se não for satisfatório, e acreditar que devemos “pivotar” e buscar um ambiente que nos permita isso.

Quem somos “NÓS”?

Ada diz que ouviu durante toda a vida discursos sobre “nós” e questionava quem fazia parte do “nós” nos discursos que escutava. E se deparou em momentos em que se sentia como uma mulher de origem latina, não sendo parte do “nós” de tantos discursos, e que ela sente a necessidade de usar sua arte para que as pessoas se sintam parte desse “nós”.

Exploração é algo que fazemos juntos

O final foi sobre esperança. Ada diz que sabe como é difícil acreditar e ter esperanças e que ter esperança é difícil, mas também é difícil vencê-la, nos levou a refletir como seria o mundo se não tivéssemos esperança. E terminou com a importante afirmação: “A única escolha é ter esperança.”



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2024 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro