SXSW 2024: Junto às 10 tendências de inovação do ano, um apelo emocionante do MIT Tech Review
A importância de agir contra o declínio iminente de um pilar chave da evolução da nossa sociedade
Na estreia das trilhas de interatividade do SXSW2024, a equipe de colaboradores da MIT Tecnology Review revelou sua tradicional lista anual com as 10 tendências de inovação e tecnologia para ficar de olho.
Sim, teve inteligência artificial, Apple Vision Pro, baterias solares e até drogas de emagrecimento. Mas a provocação que mais me marcou na apresentação da Elizabeth Bramson-Boudreau não foi absolutamente nenhuma delas.
Antes de entrar no tema da palestra, ela pediu licença para falar sobre o colapso em que a indústria do jornalismo está enfrentando neste momento. Apontou evidências alarmantes para o que ela chamou de extinção do jornalismo, como o fim da National Geographic, o término da edição impressa da Popular Science, a redução da equipe da Wired e dos repórteres especializados em tecnologia.
Elizabeth apontou que simplesmente não há dólares de publicidade digital suficientes para financiar todo o jornalismo ao qual todos nos acostumamos, já que eles foram engolidos por grandes plataformas como Facebook, Instagram e Google.
Estamos vivendo um momento de grandes saltos e desafios na história da humanidade. Discussões importantes como as mudanças climáticas e a ética na inteligência artificial demandam que tenhamos uma sociedade cada vez mais informada e educada.
E, então, Elizabeth diz se sentir compelida a pedir aos leitores que paguem pelo conteúdo. Seu apelo mirava no jornalismo como um todo. Convidou que a platéia apoie financeiramente qualquer veículo de comunicação ( e não necessariamente o seu).
Foi um momento paradoxal e desolador ver um veículo que destaca as principais inovações do mundo precisar instigar o público do SXSW a agir contra o declínio iminente de um pilar chave da evolução da nossa sociedade.
O apelo foi um gesto de humildade e bravura, recompensado com aplausos entusiasmados. Espero que esse reconhecimento se traduza em um despertar coletivo para a importância do suporte ao jornalismo independente, enquanto buscamos novos modelos econômicos para essa indústria. E quanto a você, já considerou apoiar algum novo veículo independente hoje?
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.