SXSW 2024: Como pensar de forma não óbvia em tempos de complexidades inúteis
De toda inovação que pode salvar o mundo, vem um interesse genuíno pelas pessoas
Uma das palestras mais esperadas do SXSW é o keynote do Rohit Bhargava, autor de vários best sellers. É uma verdadeira jornada para a qual você precisa começar imaginando um mundo com um tanto de coisas acontecendo que deixam as pessoas isoladas, pessimistas, ansiosas.
Pra ajudar, jogue em cima dessas pessoas uma quantidade insana de decisões pra tomar o dia inteiro. Não importa quão simples ou repetitiva seja a ação, sempre serão oferecidas diversas opções – algumas francamente idiotas – criando um ruído absurdo, que só adiciona complexidade inútil na vida. Soterre essas pessoas com zilhões de informações, histórias, claramente inúteis mas irresistíveis, que vão apenas consumir tempo e energia e deixar um gosto residual de fracasso e frustração. Legal, agora ninguém mais consegue prestar atenção no que realmente importa.
Mas não pare por aí! Ofereça tanta desinformação de forma que a maior preocupação não seja como diferenciar verdade de mentira, mas simplesmente fazer com que as pessoas acreditem em alguma coisa. Pronto você criou uma crise de niilismo!
Como bônus, imagine que nesse cenário as pessoas sequer tenham significado ou propósito e não consigam imaginar um vida ou trabalho melhores. Porque se a gente já isolou essas pessoas, alimentando só com interações e histórias de pessoas iguais a ela, adivinha? Sobram viéses de confirmação, sobram mal entendidos, sobram labirintos que levam ao mesmo beco sem saída. Falta repertório, falta diversidade para alimentar a imaginação que olha além do óbvio e enxerga saídas.
Assim como Asimov, você não é um leitor rápido, é um entendedor rápido. Então tenho certeza que já entendeu que Rohit Bhargava está falando da nossa realidade, alimentada pelo pensamento óbvio.
É por isso que, diferente de todos os anos, em 2024 ele não trouxe pro SXSW um bando de tendências. Ele trouxe o processo que usa pra pensar de forma não óbvia, na esperança de nos provocar a irmos na mesma direção.
#1 Crie espaço para novas idéias
É isso. Pare de encher seu dia de atividades, de correr pra assistir o máximo de palestras ou filmes possível. Respira! Sério! Não dá pra ter idéias se você não consegue nem digerir o que tá engolindo de informação, se você não tem sequer tempo de observar o que tá acontecendo ao seu redor. Crie seus momentos de oásis. Momentos de conexão com outras pessoas. Momentos de contemplação. Momentos de imaginação, de se jogar na criação de cenários futuros. “E se…?“
#2 Busque insights através da observação
Mas observação intencional. Direcione sua atenção para temas e histórias que não são familiares pra você. Se interesse pelo estranho, pelo que não é comum, alimente a curiosidade que busca encantamento no inesperado. Busque sinais que apontam para as mudanças no longo prazo. Mude o foco e a perspectiva pra enxergar o quadro geral.
#3 Não se perca no ruído: encontre o foco com curadoria
Curadoria pode ser encontrar o que aumenta o significado. Mas pode também ser provocar emoção pra melhorar o foco. Ou também encontrar aquele lance, aquela perspectiva única. Sabe aquele fotógrafo que resolveu fazer fotos de cachorro capturando o exato momento em que eles vão pegar seu petisco preferido? Gênio! Como eu não pensei nisso? Não é uma luz nova, um objeto novo, um câmera fantástica. É um insight que muda tudo.
De toda essa inovação e essa interessância além do óbvio que pode salvar o mundo, vem um interesse genuíno pelas pessoas, pelo que move elas, por como elas funcionam. E de um interesse de olhar pra essas coisas de um outro jeito, inesperado.
Pessoas que entendem de gente sempre ganham. No final, é essa a grande mensagem que o maior festival de tecnologia tem pra te oferecer hoje.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.