SXSW 2024: Menos FOMO, mais conexões profundas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2024: Menos FOMO, mais conexões profundas

Privilegiar a qualidade no lugar da quantidade é um desafio que vale a pena em Austin

por Juliana Velozo / VP Market for Retail & Healthcare LATAM da Thoughtworks

Sendo marinheira de segunda viagem, a vinda parece bem menos caótica e o sentimento de FOMO (Fear of Missing Out) vai sendo substituído por um sentimento diferente. Não sei se existe uma sigla para ele, mas é algo mais familiar, ainda assim empolgante e intrigante. Sai o desespero de não saber minúcias sobre detalhes técnicos e administrativos (Onde pego minha credencial? Como funciona para chegar/sair?) e entra (E agora? Vou nas palestras que estão comentando ou mudo minha agenda para algo menos óbvio? Tento novos temas? Novos oradores? Que tal um workshop?). Não me considero uma veterana no evento (longe disso), mas vejo que alguns sentimentos de iniciantes se mantêm enquanto outros abrem espaço para uma maturidade maior, o que reduz a ansiedade com temas menos relevantes mas transfere para algo mais interessante.

Gosto de vir e participar do Festival. Me traz o mesmo sentimento que tinha quando, ao longo de uma adolescência e início da juventude, havia uma sede em absorver todo conhecimento do mundo, a crença de que o futuro reserva inúmeras possibilidades e que teríamos a chance de ser protagonistas em uma história maior que a nossa própria. A maturidade nos mostra algumas barreiras e a necessidade de escolhas que nos colocam em conflito com esse sentimento, mas trazem outros também. A calma para entender e ponderar as consequências das nossas escolhas, a possibilidade de criar conexões fortes em profundidade e qualidade (ao invés de quantidade) e a crença que a intensidade do impacto que temos, ainda que para um grupo limitado, é imensa.

Gosto de andar pela cidade e ver executivos C-level andando de patinete e conversando sobre trivialidades e gosto de conversar sobre inovação e entender o motivo que faz as pessoas virem até Austin. Aliás, é assim que começam as conversas ao invés do tradicional (e tão paulista): O que você faz? (e que, em geral, vem acompanhado de um cargo + uma empresa + algum comentário dependendo do tamanho do ego da pessoa).

Aqui somos todos estudantes e somos todos cientes da nossa imaturidade intelectual diante da vastidão do conhecimento contido em um espaço curto físico e de tempo. E, ao contrário de parecer crítico ou preocupante, é intrigante, extasiante e empolgante. Em neurociência, existe o conceito de neuroplasticidade que, simplificando, afirma que o ambiente tem o poder de mudar nossa forma de pensar e nossa cognição. Eu acredito nessa tese e afirmo que o pouco tempo em Austin tem um poder transformador em nós.



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2024 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro