Para se aproximar da Geração Z, Petrobras promove releitura fashion de seu icônico uniforme
A ação “Petrohype” traz estilistas de todas as regiões do Brasil reimaginando a tradicional jaqueta laranja da empresa
Em comemoração aos seus 70 anos, a Petrobras lança o projeto Petrohype, uma colaboração criativa com cinco estilistas regionais para recriar seu famoso uniforme, refletindo a rica diversidade cultural do Brasil. A criação é da Ogilvy.
As peças não serão comercializadas e nem são um novo uniforme para os petroleiros. O uso é apenas para divulgação nas redes sociais.
Porque isso importa:
A Petrobras, ao unir moda e cultura regional na celebração de seu aniversário de 70 anos, não só reforça seu compromisso com a diversidade e inovação, mas também se aproxima das novas gerações, com objetivo de ressaltar seu papel na transição energética justa.
O que mais você precisa saber:
- Colaboração com Estilistas: Cada estilista trará sua visão única à jaqueta laranja da Petrobras, refletindo a diversidade das cinco regiões do Brasil.
- Engajamento Digital: As peças serão divulgadas nas redes sociais pelos estilistas e por criadores de conteúdo, utilizando o formato popular “GRWM” do TikTok.
- Conexão com a Juventude: A iniciativa visa estreitar laços com a geração Z, mostrando a evolução da empresa e seu comprometimento com temas atuais.
Saiba mais sobre cada estilista da ação Petrohype:
- Região Norte − We’e’ena TIKUNA: Artista indígena do Amazonas, nasceu na Terra Indígena Tikuna Umariaçu, onde passou toda a sua infância. Filha de Nutchametü rü Metchitücü, cresceu falando a língua nativa Tikuna. Além de designer de moda, é ativista dos direitos indígenas, youtuber, artista plástica e palestrante. Destaca-se como a primeira criadora de uma grife de moda indígena contemporânea, projetada inteiramente por uma indígena nativa, sem intermediários. A marca utiliza exclusivamente tecido de algodão e misturas de fibras de tururi, com grafismos pintados manualmente por We’e’e’na TIKUNA. As peças são produzidas individualmente, com tingimentos naturais, como jenipapo e urucum, e estamparia com grafismos nativos. A escolha do algodão orgânico reflete o compromisso com a sustentabilidade.
- Região Nordeste − Céu Rocha e Júnior Rocha: A Meninos Rei, marca baiana fundada pelos irmãos Céu Rocha e Júnior Rocha, tem oito anos de destaque na moda, combinando reverência à ancestralidade e contemporaneidade. Utilizando principalmente tecidos africanos, a marca cria moda afrourbana moderna com técnicas como o patchwork e modelagens ousadas. Com clientes notáveis como Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Ivete Sangalo, a estreia digital em 2021 foi elogiada pela crítica. O desfile físico “Salve o Povo de Rua” na SPFW de novembro de 2021, durante o mês da consciência negra, destacou a diversidade na moda, aplaudida pela representatividade de homens e mulheres negras, corpos gordos, pessoas maduras e da comunidade LGBTQIA+.
- Região Centro-Oeste − Naya Violeta: A marca Naya Violeta, criada em 2007 pela designer homônima, destaca-se por suas coleções em pequena escala que incorporam manifestações afro-brasileiras. Com um foco constante na representatividade para pessoas negras e modelagens não convencionais adaptáveis a diversos tipos de corpos, Naya Violeta desenvolve uma moda autêntica e única. Influenciada por suas experiências de crescer em meio a costureiras, a designer percebeu a autonomia expressa no ato de criar roupas. Sua abordagem amorosa e cuidadosa na produção, baseada no garimpo de tecidos e em pesquisas místicas, busca preencher a lacuna de representatividade no mercado, incorporando a potência da ancestralidade, a estética e manifestações culturais afro-brasileiras em seu processo criativo.
- Região Sudeste − Pedro Andrade: Fundador e designer da PIET desde 2012, ganhou destaque na moda ao integrar o streetstyle com elegância, sendo reconhecido na SPFW. No entanto, percebendo que nem todas as suas ideias se encaixavam na PIET, Pedro lançou a P_Andrade, uma expressão mais pessoal que reflete suas atuais aspirações em moda, design, inovação, sustentabilidade e tecnologia. Reconhecendo a importância da sustentabilidade, Pedro destaca que se tornou fundamental, nas empresas atuais, pensar de maneira sustentável, e ele acredita que sua marca pode ser porta-voz dessa abordagem consciente.
- Região Sul − Rafael Chaouiche: Nascido em um sítio no interior do Paraná, conquistou o apoio de sua família para seguir sua carreira na moda. Aos 28 anos, mudou-se para Curitiba para estudar moda e trabalhar como figurinista, alcançando destaque ao ficar em segundo lugar no reality show “Como Manda o Figurino”, da Rede Globo. A visibilidade na TV abriu portas para o estilista, levando-o a criar sua marca homônima. Suas criações vibrantes e fluidas já vestiram personalidades como Grazi Massafera, Thai de Melo e Silvia Braz. Recentemente, Rafael Chaouiche participou da terceira temporada do programa “Making the Cut”, sendo o primeiro designer brasileiro no elenco.
CRÉDITOS
Ficha técnica
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: Petrohype
Cliente: Petrobras
Produto: Institucional
CCO: Sergio Mugnaini
Head de Conteúdo: Indra Sestini
Diretor Executivo de Criação: Samir Mesquita e Mathias Almeida
Direção de Criação: Alexandre Parme e Eduardo Doss
Direção de Arte: Guilherme Pereira
Redação: Rodrigo Verissimo
Diretor de Estratégia e Conteúdo: Ton Oliveira
Diretor de Operações: Luis Velloso
Estrategista Sênior de Conteúdo: Felipe Casas
Estrategista de Creators: Dandara Lima
Estagiária de Conteúdo: Barbara Santos
Atendimento: Denise Caruso, Luis Carlos Franco, Fernanda Gorgatti, Gabriela Curry, Luiz Pires, Ricardo Vogel, Marcos Zapater
Diretora de Produção: Fabíola Thomal,
Produtora: Stephanie Chaya
Planejamento: Thais Frazão, Roberto Vianello, Fabio Rio
Data: Viviane Sbrana, Michelle Lins, Fabiana Dalla, Lucas Parlato, Andreza Alcantara
Mídia: Thiago Ferraz, Patricia Monteiro, Renata Vasconcelos, Rafaella Morselli, Isadora Alduini, Tamires Andrade, Camila Rodrigues, Vinicius Bicudo
PR Ogilvy: Raphaela Brito
Aprovação Petrobras:
Luís Fernando Nery, Ana Cláudia Esteves, Mariana Bieler, Fabricio Gomes, Pedro Zamberlan, Rodrigo Horta, Marcos Vailan, Thiago Lopes e Souza.
PRODUÇÃO IMAGEM
Produtora de Imagem: Play9
CPO: Tato Bono
Produtor executivo: Rodrigo Moreira
Diretora de Produção: Maura Lima
Direção: Eduardo Resnik e Phillipe Rios
AD: Fernando Tiezzi
Diretor de Fotografia: Felipe Hermini
Direção de arte: Eduardo Kissajikian
Produção: Camila Santana
Logger: Allan Lessa
Atendimento: Júlia Motta
Coordenadora de pós: Vanessa Arruda
Pós-Produção: Zefini
Estilistas: Rafael Chaouiche, Pedro Andrade, Naya Violeta, Meninos Rei, W’e’ena Tikuna
PRODUÇÃO ÁUDIO
Produtora de Áudio: A-Gandaia
Direção: Pedro Turra & Samira Tortelli
Produção Executiva: Pedro Turra
Atendimento: Samira Tortelli
Coordenação: Kika Forjaz
Direção Musical: Emerson Ribeiro & Fabio Mancuso
Produção Musical: Emerson Ribeiro & Fábio Mancuso
Finalização: Fernando Aragaki
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