Adobe propõe ícone para sinalizar conteúdo gerado por IA
A iniciativa busca aumentar a transparência sobre a origem e autenticidade do conteúdo digital
Adobe – em conjunto com a Coalition for Content Provenance and Authenticity – introduziu um “ícone de transparência” que pode ser anexado aos metadados de imagens, vídeos e PDFs para indicar se foram criados com ferramentas de IA.
Por que isso importa
Em uma era de deepfakes e desinformação, a capacidade de verificar a origem do conteúdo digital tornou-se crucial. Adobe, em colaboração com outras gigantes da tecnologia, buscar dar um passo à frente para resolver esse problema.
O que mais você precisa saber
- Coalizão para Proveniência de Conteúdo: Adobe desenvolveu o símbolo como parte da Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), que inclui membros como Arm, Intel, Microsoft e Truepic.
- Como Funciona: Ao passar o mouse sobre o ícone, um menu suspenso aparece, fornecendo informações sobre a propriedade do conteúdo, as ferramentas de IA usadas e outros detalhes da produção.
- Além da Adobe: Microsoft planeja implementar o novo ícone em seus próprios produtos nos próximos meses.
- Iniciativas Paralelas: Google e Digimarc também lançaram marcadores de conteúdo e marcas d’água digitais para rastrear o uso de dados em conjuntos de treinamento de IA.
- O que diz a Adobe: “Antes, não havia uma única marca que todos tivessem concordado em usar, e grande parte de nossos esforços tem sido reunir pessoas de diferentes organizações para testar um símbolo”, diz Andy Parsons, diretor sênior da Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo da Adobe.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.