The Sphere e U2: experiência sensorial pode inaugurar uma nova era no entretenimento ao vivo
A fusão da tecnologia com a arte no palco esférico em Las Vegas pode se tornar modelo para futuras arenas ao redor do mundo
No último domingo, dia 1 de outubro, a MSG The Sphere em Las Vegas abriu suas portas ao público com um show do U2. Essa poderia ser apenas mais uma apresentação da banda em uma nova casa de shows na extravagante Las Vegas, acostumada a simular qualquer coisa que seja. Porém, a experiência sensorial realizada pela primeira vez na cidade pode impactar muito o futuro dos espetáculos.
O que é o The Sphere?
O The Sphere é uma estrutura monumental em forma de cúpula, envolta por mais de dois milhões de LEDs, tanto dentro quanto fora de sua construção, alterando assim a visão da paisagem de Las Vegas. Com 111 metros de altura, esta imponente edificação já se tornou uma atração turística antes mesmo de sua inauguração. O custo total da construção ultrapassou os 2.3 bilhões de dólares, segundo estimativas. A grandiosidade do The Sphere vai além de sua estrutura física, prometendo redefinir a experiência de entretenimento ao vivo.
O Show do U2
O U2 teve a oportunidade de estrear o palco do The Sphere com um show hipestimulante centrado no seu aclamado álbum “Achtung Baby”. Este concerto é o primeiro de uma série de 25 apresentações que a banda fará no local até o final de dezembro, intitulada U2: UV Achtung Baby Live at Sphere. As entradas mais baratas para os shows que ainda não esgotaram estão sendo vendidas por cerca de 400 dólares.
Os vídeos postados nas redes sociais mostram que os shows no The Sphere podem ser impressionantes, provavelmente um pouco nauseantes devido à imensidão dos visuais, e sem dúvida bem caros para produzir.
A escolha do U2 para a inauguração da cúpula não foi a toa. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, nenhuma banda brincou com a estética da grandiosidade mais do que o U2, e nenhuma banda fez da filosofia da comunicação futurista algo tão central para sua apresentação visual.
Uma Experiência visual e sonora envolvente
De acordo com uma crítica no The New York Times, o concerto alternou entre efeitos visuais gigantes e psicodélicos que varriam a tela domada e as imagens mais padrão de shows com close-ups da banda. Um vídeo no YouTube da primeira música, “Zoo Station”, mostra que o show começou com este último.
Porém, em alguns momentos, as coisas pareciam totalmente fora de controle, com animações selvagens cobrindo a totalidade da tela de maneiras que devem ser completamente desorientadoras. Durante uma parte do show, enquanto a banda tocava “The Fly”, todo o texto se transformava em um túnel que se estendia até o céu, criando um efeito visual fascinante.
@lynchmd Never seen anything like this. #sphere ♬ original sound – Paul Lynch
Um vídeo postado por casinocompwallet no TikTok mostra como os LEDs realmente parecem. A Sphere Entertainment diz que cada um desses dispositivos contém 48 diodos, está a cerca de 20 centímetros de distância um do outro, e pode mostrar 256 milhões de cores. Ao citar um espectador durante este último vídeo, ele exclama: “Oh meu Deus, eu vou vomitar”, ilustrando a intensidade da experiência visual proporcionada pelo The Sphere.
Uma mudança no entretenimento
O The Sphere muda a noção de o que é um evento ao vivo. Apenas um final de semana foi suficiente para perceber como a tecnologia está realmente transformando o entretenimento. A experiência única que a Sphere oferece em um show comum faz com que as pessoas queiram se deslocar até o local do evento. Uma tendência, por exemplo, pode ser a de grandes artistas parando de se locomover em longas turnês, alterando a dinâmica tradicional dos shows ao vivo.
Mais do que um simples show, a experiência proporcionada pelo The Sphere tem potencial de se tornar modelo para futuras arenas de entretenimento ao redor do mundo e, quem sabe, espalhar seu formato para outras metrópoles nos próximos anos.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.