Black Friday 2023: pesquisa do Google revela as categorias mais buscadas e os fatores que determinam a compra
Buscas pelo período promocional cresceram 24% em comparação ano ano anterior; categoria de Beleza e Perfumaria é que mais cresce
A intenção de compra na Black Friday deste ano apresenta crescimento significativo, é o que aponta uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise. As buscas relacionadas ao período promocional cresceram 24% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Duas em cada três pessoas no país pretendem comprar produtos na temporada promocional de novembro. O estudo ouviu mais de 1.800 brasileiros conectados das classes A, B e C de todo o Brasil em julho de 2023.
🔍 Por que isso é relevante?
O estudo sinaliza não apenas um aumento nas vendas para o varejo, mas também uma diversificação na cesta de produtos desejados pelos consumidores brasileiros, com crescimento de outras categorias, para além das tradicionais do período.
📊 Dados:
- Aumento nas Buscas: A pesquisa aponta crescimento e diversificação das categorias buscadas pelos consumidores, para além das tradicionais na Black Friday. Beleza e Perfumaria registrou um aumento de 18 pontos percentuais na intenção de compra em comparação com ano passado. Em seguida vem eletrodomésticos (+10 p.p.), eletroportáteis (+ 9pp), equipamentos de áudio & vídeo (+9pp); roupas & acessórios (+7 p.p.); roupas & calçados esportivos (+7 p.p.), móveis (+5 p.p.) e. calçados (+5 p.p.).
- Fatores de Decisão: O preço baixo é o fator mais determinante para decidir a compra na Black Friday, afirma o estudo. A qualidade dos produtos também ganhou relevância.
- Nível de Confiança: “A confiança dos consumidores está no maior nível desde antes da pandemia. O brasileiro está otimista e essa notícia abre as portas para as muitas oportunidades que o Varejo terá na Black Friday em 2023”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil.
- Antecipação de Pesquisas: Diversas categorias, com alta intenção de compra, já começaram a ser pesquisadas pelos consumidores. “Quanto maior o preço de um produto e a complexidade da tomada de decisão para sua compra, maior é a antecipação das pesquisas”, explica Nathalia Camargo, diretora de Commerce para médias empresas do Google Brasil.
- Jornada de Compra: Cada categoria de produto tem uma jornada de compra específica. Cada categoria de produto tem uma jornada de compra específica. Alimentos, por exemplo, têm uma jornada mais offline e menos antecipada. “Saímos de uma visão de funil para uma visão de jornada com inúmeras possibilidades”, diz Rodrigo Paoletti, líder de produtos de performance do Google Brasil.
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