Sharenting: campanha alerta para os perigos de compartilhar fotos de crianças na internet
Deutsche Telekom afirma que, em média, uma criança de 5 anos já tem cerca de 1.500 imagens publicadas na internet
Compartilhar fotos de crianças nas redes sociais pode parecer inofensivo, mas uma nova campanha da Deutsche Telekom na Alemanha está usando a tecnologia deepfake para alertar sobre os riscos ocultos do chamado “sharenting” – incluindo abuso de identidade no futuro.
• Aviso do futuro: A campanha, desenvolvida pela agência criativa adam&eveBerlin, apresenta um vídeo deepfake de uma menina que é digitalmente envelhecida e adverte seus pais sobre o futuro sombrio que a espera agora que sua imagem e outros detalhes pessoais estão na internet para todos verem.
• Riscos reais: Estudos estimam que dois terços dos casos de fraude de identidade até 2030 surgirão devido aos pais terem compartilhado os dados de seus filhos online. Com a campanha #ShareWithCare, a operadora alemã deseja conscientizar os pais a proteger a privacidade virtual de seus filhos.
“Toda pessoa tem o direito de decidir sobre sua própria identidade digital”, disse Christian Loefert, chefe de comunicações de marketing da Telekom Alemanha. “Ao mesmo tempo, estudos mostram que uma criança de 5 anos em média já teve cerca de 1.500 fotos publicadas sem seu consentimento por aqueles em quem mais confia – seus pais. Este material está desprotegido na rede. Com #ShareWithCare, estamos fazendo campanha por uma abordagem consciente das imagens de nossos entes queridos.”
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.