Cannes Lions 2023: Nosso lugar no jogo • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cannes Lions 2023: Nosso lugar no jogo

O que prometia ser o festival da IA, foi de fato um festival de projetos de impacto, ancorados em verdades humanas

por Rafael Caldeira / ECD & Head of Innovation da GALERIA.ag

A Inteligência Artificial nunca vai substituir a criatividade humana por um motivo simples: ela é capaz de ler tudo que é dito e produzido pelas pessoas, mas não consegue ler aquilo que está escondido no coração delas.

Se precisamos aprender a trabalhar em colaboração com as máquinas, precisamos aprender também como podemos ser cada vez mais complementares, não parecidos. Para essa intersecção poderosa entre criatividade humana e tecnologia acontecer, nós também precisamos fazer a nossa parte. O problema não é que as máquinas estão simulando comportamentos humanos, mas que nós humanos estamos cada vez mais simulando comportamentos de máquinas. Será que estamos prontos para entregar valor nesse novo tipo de time criativo? Ou ainda estamos tentando disputar lugar e lutar contra o inevitável?

Esse comportamento não acontece à toa. O processo tradicional de comunicação cobra as pessoas para serem mais robóticas do que humanas. O erro, por exemplo, fator essencial na construção das grandes invenções da história, é glorificado nos slides e abominado na prática. A subjetividade virou uma palavra negativa, como se a verdade do mundo estivesse escrita, condensada e pronta para a leitura do analytics. O resultado geralmente são peças que não emocionam, porque não tem personalidade, humanidade. Faz sentido, mas não toca o coração de ninguém. E quando assumimos essa posição, estamos pedindo para sermos substituídos. Afinal, esse trabalho a máquina já faz melhor, mais rápido e cada vez mais barato.

Para minha surpresa, o que prometia ser o festival da IA, foi de fato um festival de projetos de impacto, ancorados em verdades humanas, e na sua grande maioria, construídos durante meses e meses, com olhares diversos. Propondo um novo papel para a publicidade e também para os publicitários.

Fiz aqui um catadão de projetos que celebram alguns insights culturais potentes e que, arrisco dizer, dificilmente seriam criados somente por máquinas. A criatividade humana colidiu com a tecnologia, mas esses projetos nos ajudam a lembrar que apesar da simbiose necessária, cada um tem uma posição no jogo. A nossa é encontrar as verdades escondidas no coração das pessoas.

TURN YOUR BACK


THE LAST PHOTO


APPLE R.I.P LEON


ADLAM


KNOCK KNOCK



➜ O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2024 será realizada de 16 a 21 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro