Cannes Lions 2023: Nosso lugar no jogo
O que prometia ser o festival da IA, foi de fato um festival de projetos de impacto, ancorados em verdades humanas
A Inteligência Artificial nunca vai substituir a criatividade humana por um motivo simples: ela é capaz de ler tudo que é dito e produzido pelas pessoas, mas não consegue ler aquilo que está escondido no coração delas.
Se precisamos aprender a trabalhar em colaboração com as máquinas, precisamos aprender também como podemos ser cada vez mais complementares, não parecidos. Para essa intersecção poderosa entre criatividade humana e tecnologia acontecer, nós também precisamos fazer a nossa parte. O problema não é que as máquinas estão simulando comportamentos humanos, mas que nós humanos estamos cada vez mais simulando comportamentos de máquinas. Será que estamos prontos para entregar valor nesse novo tipo de time criativo? Ou ainda estamos tentando disputar lugar e lutar contra o inevitável?
Esse comportamento não acontece à toa. O processo tradicional de comunicação cobra as pessoas para serem mais robóticas do que humanas. O erro, por exemplo, fator essencial na construção das grandes invenções da história, é glorificado nos slides e abominado na prática. A subjetividade virou uma palavra negativa, como se a verdade do mundo estivesse escrita, condensada e pronta para a leitura do analytics. O resultado geralmente são peças que não emocionam, porque não tem personalidade, humanidade. Faz sentido, mas não toca o coração de ninguém. E quando assumimos essa posição, estamos pedindo para sermos substituídos. Afinal, esse trabalho a máquina já faz melhor, mais rápido e cada vez mais barato.
Para minha surpresa, o que prometia ser o festival da IA, foi de fato um festival de projetos de impacto, ancorados em verdades humanas, e na sua grande maioria, construídos durante meses e meses, com olhares diversos. Propondo um novo papel para a publicidade e também para os publicitários.
Fiz aqui um catadão de projetos que celebram alguns insights culturais potentes e que, arrisco dizer, dificilmente seriam criados somente por máquinas. A criatividade humana colidiu com a tecnologia, mas esses projetos nos ajudam a lembrar que apesar da simbiose necessária, cada um tem uma posição no jogo. A nossa é encontrar as verdades escondidas no coração das pessoas.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.