Cannes Lions 2023: No embate entre a criatividade e a IA, estamos perdendo tempo? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cannes Lions 2023: No embate entre a criatividade e a IA, estamos perdendo tempo?

Podemos quebrar barreiras de maneira mais criativa do que nunca

por Juliana Leite / VP de projetos especiais e conteúdo criativo da Africa Creative
Capa - Cannes Lions 2023: No embate entre a criatividade e a IA, estamos perdendo tempo?
Imagem: Foto: Tristan Fewings/Getty Images for Cannes Lions

Eu trabalhava em uma emissora de rádio quando começaram a surgir os primeiros streamers de música. Naquela época, o MP3 era uma revolução, mas ouvir música sem baixar era o futuro. Hoje, assino o Spotify e coleciono vinis.

O Cannes Lions fez 70 anos este ano, e a inteligência artificial (IA) esteve no centro dos debates, das ideias, esteve em todos os cantos. Não tenho a menor pretensão de inventar a roda aqui e te contar como a IA transformou tudo etc. Você já leu sobre isso.

A pergunta é: estamos apostando uma corrida contra a IA? Vejo acalorados debates sobre de quem é a ideia quando a IA está na equação, ou sobre se o festival premiou o mais bem-acabado projeto de IA do ano… e eu tendo a achar que estamos discutindo as coisas erradas.

Como todos sabemos, a IA é tecnologia, e tecnologia é sempre uma ferramenta, como já foram o vinil, o MP3 e o streaming. Claro que o meio em que se ouve música é sempre um charme, mas o que interessa é a música. E vamos combinar que ainda não tem um grande hit feito pela IA tocando nas rádios.

Lembra da curiosidade? Aquele motorzinho que faz a gente aprender as coisas desde criança… Criatividade é quando a gente aprende e vira a chave, é sobre como a gente resolve as coisas, e na nossa indústria a criatividade é quem manda. Por isso, não se trata simplesmente de usar IA em tudo, mas pode e deve ser sobre como calibrar, personalizar e transformar. É sobre as barreiras que você pode quebrar usando a IA como ninguém usou antes, de maneira mais criativa. O problema é que, quando a forma é muito sedutora, prestar atenção no conteúdo pode ficar em segundo plano.

Com o avanço da tecnologia, muita coisa mudou, mas o tempo ainda é o bem mais precioso que a gente tem. Estejamos atentos para não perder tempo com pirotecnias lindas ou discussões infindáveis que não levam a lugar nenhum.

Em criatividade, a música é nossa, a gente só deixa a IA dançar.



➜ O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2024 será realizada de 16 a 21 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro