Cannes Lions 2023: No embate entre a criatividade e a IA, estamos perdendo tempo?
Podemos quebrar barreiras de maneira mais criativa do que nunca
Eu trabalhava em uma emissora de rádio quando começaram a surgir os primeiros streamers de música. Naquela época, o MP3 era uma revolução, mas ouvir música sem baixar era o futuro. Hoje, assino o Spotify e coleciono vinis.
O Cannes Lions fez 70 anos este ano, e a inteligência artificial (IA) esteve no centro dos debates, das ideias, esteve em todos os cantos. Não tenho a menor pretensão de inventar a roda aqui e te contar como a IA transformou tudo etc. Você já leu sobre isso.
A pergunta é: estamos apostando uma corrida contra a IA? Vejo acalorados debates sobre de quem é a ideia quando a IA está na equação, ou sobre se o festival premiou o mais bem-acabado projeto de IA do ano… e eu tendo a achar que estamos discutindo as coisas erradas.
Como todos sabemos, a IA é tecnologia, e tecnologia é sempre uma ferramenta, como já foram o vinil, o MP3 e o streaming. Claro que o meio em que se ouve música é sempre um charme, mas o que interessa é a música. E vamos combinar que ainda não tem um grande hit feito pela IA tocando nas rádios.
Lembra da curiosidade? Aquele motorzinho que faz a gente aprender as coisas desde criança… Criatividade é quando a gente aprende e vira a chave, é sobre como a gente resolve as coisas, e na nossa indústria a criatividade é quem manda. Por isso, não se trata simplesmente de usar IA em tudo, mas pode e deve ser sobre como calibrar, personalizar e transformar. É sobre as barreiras que você pode quebrar usando a IA como ninguém usou antes, de maneira mais criativa. O problema é que, quando a forma é muito sedutora, prestar atenção no conteúdo pode ficar em segundo plano.
Com o avanço da tecnologia, muita coisa mudou, mas o tempo ainda é o bem mais precioso que a gente tem. Estejamos atentos para não perder tempo com pirotecnias lindas ou discussões infindáveis que não levam a lugar nenhum.
Em criatividade, a música é nossa, a gente só deixa a IA dançar.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.