Cannes Lions 2023: Quiet Craft
Simplicidade como valor seria uma tendência ao design e craft para ideias?
A trend #quietluxury surgiu nos anos 90 como uma resposta à tendência de consumo ostentatório. Recentemente, voltou à tona com a série Succession (HBO), em que os personagens utilizavam figurinos básicos e, ainda assim, caríssimos, longe do luxo que muitas grifes apresentam. Teria isso chegado também ao Palais?
Na moda, a tendência entre os milionários vem em contraponto aos códigos da ostentação. Já na comunicação, o paralelo se faz em relação ao excesso de informação visual a que somos submetidos todos os dias.
Muitos dos grandes vencedores deste ano no Cannes Lions trazem uma execução simples, quase invisível, em uma moldura transparente que revela grandes ideias. Exemplifico:
We Cry Together – O Grand Prix de Film Craft é um filme primoroso, porém simples. Um plano sequência, uma câmera que passeia por uma casa durante discussão forte de um casal. Pouco recurso, muita história e atuação.
A British Original – O Grand Prix de Outdoor tem 90% da área do seu layout um fundo branco. Simples, direto.
Transparency Card – Trabalho brasileiro premiado em várias categorias, é literalmente invisível e o que aparece é a potência da ideia.
E por aí vai.
No micromundo dos bem sucedidos e suas roupas “básicas”, a simplicidade é vista como valor e não como desvalor. No design e craft para ideias, seguimos no mesmo caminho? Ou será que estamos perdendo a chance de caminhar para um outro lado mais original?
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