Cannes Lions 2023: nação digital de Tuvalu leva o Grand Prix de Titanium • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cannes Lions 2023: nação digital de Tuvalu leva o Grand Prix de Titanium

“Apesar do avanço da tecnologia, a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação ainda são vitais para a indústria.”, afirmou David Droga, presidente do júri

por Carlos Merigo

O case “The First Digital Nation” criado pela The Monkeys, de Sydney, para o o governo de Tuvalu ficou com prêmio máximo de Cannes Lions 2023: o Grand Prix de Titanium.

A ideia central é a transformação de Tuvalu, uma pequena ilha do Pacífico ameaçada pelo aumento do nível do mar, na Primeira Nação Digital do mundo. Diante da previsão de que o país será submerso até 2050 devido às mudanças climáticas, o governo de Tuvalu decidiu adotar uma estratégia inovadora para preservar sua soberania e cultura.

O plano envolve a migração gradual dos serviços governamentais, cultura e história de Tuvalu para o ambiente digital, permitindo que o país continue a funcionar mesmo após a perda de seu território físico. O primeiro passo desse processo é a digitalização da terra de Tuvalu, que será um componente crucial em sua luta legal por uma definição revisada de soberania territorial sob a lei internacional.

A iniciativa foi anunciada pelo Ministro Tuvaluan Simon Kofe durante a COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A transformação de Tuvalu em uma Nação Digital é vista tanto como um plano de sobrevivência quanto uma provocação destinada a impulsionar conversas urgentes sobre ação climática e mitigação das mudanças climáticas.

David Droga, presidente do júri de Titanium, afirmou que buscou valorizar ideias que não são apenas criativas, mas que também resolvem problemas reais. Ele acredita que as agências de publicidade devem ser vistas como solucionadoras de problemas criativos. “Apesar do avanço da tecnologia [como a que é utilizada nesse case vencedor] a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação ainda são vitais para a indústria.”, completou Droga.


➜ O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2024 será realizada de 16 a 21 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro