Cannes Lions 2023: Criatividade que provoca revoluções • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cannes Lions 2023: Criatividade que provoca revoluções

Diversidade de forma efetiva tem o potencial de transformar o mundo

por Brisa Vicente / Co-CEO da SOKO
Capa - Cannes Lions 2023: Criatividade que provoca revoluções
Imagem: Wunderman Thompson

Cannes Lions 2023 tem sido um espaço importante para discussão sobre como a criatividade pode estar a serviço da diversidade e inclusão social. Estou achando bem interessante acompanhar os projetos que buscam trazer legado e atender demandas emergentes que sejam game-changers em grupos minorizados: mulheres, pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência.

Acompanhei a apresentação dos projetos que concorrem ao prêmio de Titanium – um dos mais desejados e que tem como objetivo celebrar a criatividade que provoca revolução –  e um em particular me chamou bastante atenção: MouthPad, criado pela Wunderman Thompson de Lima para a Augmental

O projeto atende a uma necessidade fundamental de pessoas com deficiência que possuem limitação de movimentos: utilizar computadores e smartphones sem o uso das mãos. Usando uma tecnologia proprietária, a Augmental criou um aparelho que se encaixa na boca e conta com um trackpad acionado pela língua, que funciona como o dedo na manipulação dos comandos de diversos devices via bluetooth: de um computador, celular até um vibrador. O cofundador da empresa, Corter Singer, fez uma demonstração ao vivo durante a apresentação e é realmente algo impressionante.


Projeto MouthPad, liderado por uma pessoa com deficiência. Imagem: Wunderman Thompson


O uso de uma tecnologia como esta e a forma que a criatividade conseguiu apresentar a solução e dar acesso a algo que realmente gera um impacto incomensurável na vida deste grupo de pessoas é realmente transformador, mas um dos pontos que mais me impactaram na apresentação foi o fato de a liderança da agência neste projeto ter sido feita por uma pessoa com deficiência. O lugar de fala e a vivência diária do profissional agrega autenticidade e verdade, faz com que a linguagem, a forma, a estética converse de maneira genuína e transparente com o target. Sem capacitismo, funcional e direta na solução do problema.

Isso só reforçou ainda mais a crença de que precisamos trazer diversidade não só nas execuções criativas, mas dentro das cadeiras das agências. A composição de times diversos fará com que se crie espaço para projetos que dialoguem com problemas reais, que sejam eficientes e efetivos para grupos de pessoas, muitas vezes silenciados historicamente, e provoquem revoluções não só dignas de uma categoria como Titanium, mas como potencial de transformar o mundo. 



➜ O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2024 será realizada de 16 a 21 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro