Cannes Lions 2023: Midiatra. Você já tem um? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cannes Lions 2023: Midiatra. Você já tem um?

Muita gente já precisa e tantas outras vão precisar até que marcas e plataformas passem a criar uma internet mais positiva

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six
Capa - Cannes Lions 2023: Midiatra. Você já tem um?
Imagem: Digital Wellness Lab

midiatra
(mi.di.a.tra)
substantivo de dois gêneros
[Medicina]
Especialista que diagnostica e mitiga os efeitos colaterais psiquiátricos causados pelas mídias sociais


Você não está errado. Essa profissão ainda não existe no dicionário (ao menos por enquanto). Mas ontem ouvi o Dr. Michael Rich, líder do Boston Children’s Hospital, definir sua profissão assim. À frente de um laboratório que estuda os efeitos das mídias sociais na psique infantil e adolescente, ele subiu ao palco do Palais junto com o Pinterest para trazer estatísticas que partiram meu coração.

Ele e Andrea Mallard, CMO da plataforma, mostraram num gráfico simples como os smartphones acabaram com a vida social dos jovens – e como com a intensificação do seu uso, doenças como dismorfia, ansiedade, insônia cresceram para patamares nunca vistos.




Duas frases ditas por eles me fizeram imediatamente solidária aos tweens e teens de hoje:

• Na adolescência dos Gen X, nós éramos julgados apenas pelas pessoas que a gente conhecia (ou com quem convivia). As mídias sociais fazem com que um adolescente possa ser envergonhado por alguém que ele nunca viu nem conheceu. Imaginem a dor.

• No passado, quando você perdia um namorad_, bastava sair um pouco de perto dele e dos amigos pra amenizar a dor da perda. Hoje, com as redes, você pode precisar vê-l_ em todo lugar com seu novo amor.

Não é à toa, portanto, que as estatísticas de suicidio infantil (sim, eu disse infantil) estejam crescendo assustadoramente no Japão. A Dentsu, em mais uma de suas palestras-performance, me emocionou mostrando o trabalho de Makoto Nagahisa, um diretor de filmes cuja paixão é fazer filmes que ajudam a curar as pessoas.

Ele usa a sua sensibilidade e a sua voz para criar conteúdos para marcas como “Kaguya by Gucci” – um filme que reconta um conto de fadas tradicional japonês atualizado com conceitos como sororidade e diversidade de gênero no centro.


Makoto Nagahisa, Aoi Yamada, Hideaki Shirato em performance no Cannes Lions. Foto Sebastian Reuter/Getty Images for Cannes Lions


Nesta mesma toada, Dove tem mais uma vez amealhado felinos com o filme “Cost of Beauty”, uma história que faz qualquer um marejar os olhos (especialmente pais de crianças).

O que Dove e Pinterest têm em comum: ambos estão lançando iniciativas que almejam fazer com que as crianças parem de “scrollar” o equivalente a uma milha por dia. Pra mim, chamou a atenção o Pinterest estar falando abertamente sobre como as plataformas otimizam seus algoritmos para polarizar e hipnotizar.

A saída proposta por eles é o inspiredinternet.org – um movimento que chama as plataformas a criar uma internet mais positiva e com visão compartilhada pros perrengues e soluções pra eles.

Será que vai pegar? Tô na torcida.



➜ O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2024 será realizada de 16 a 21 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro