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Google integra IA generativa em sua multibilionária plataforma de publicidade

Novas ferramentas pretendem simplificar a criação de campanhas e melhorar a relevância dos anúncios

por Carlos Merigo

Apesar da crescente competição e lenta redução da sua fatia de mercado, a plataforma de anúncios do Google ainda é a maior do mundo. Respondendo por quase 30% da indústria de publicidade digital, a receita do Google Ads foi de 224 bilhões de dólares em 2022.

Hoje, 23 de maio, durante o Google Marketing Live 2023, a empresa anunciou um novo choque de tecnologia nesse hulkbuster da propaganda. O motivo? Inteligência artificial, é claro. Confira abaixo as principais mudanças reveladas.

Chat Simplificado para Criação de Campanhas: a grande novidade é uma experiência de chat baseada em linguagem natural dentro do Google Ads. Ao inserir o link da página que deseja anunciar, o Google faz automaticamente um resumo, gerando palavras-chave relevantes, títulos, descrições, imagens e outros materiais para a campanha. A empresa compara a experiência com IA como pedir ideias a um colega de trabalho .

Anúncios na Busca Aprimorados com IA: O Google também vai aprimorar a publicidade na Busca através de IA generativa, o que significa criar e adaptar anúncios em tempo real com base no contexto da pesquisa do usuário. Exemplo: se alguém digita “produto para pele seca e sensível”, a inteligência artificial usa conteúdo do site e também de anúncios existentes para criar um novo título para o anúncio: “Proteja sua pele sensível e ressecada”. A relevância a qualidade dos anúncios deve melhorar também para os usuários, seguindo a Experiência Generativa de Busca (SGE) que o Google anunciou recentemente durante o Google I/O.

Performance Max Turbinado com IA: O Performance Max, um produto que já era totalmente baseado em IA, também será aprimorado com IA generativa. A proposta é que a ferramenta facilite a tarefa de criar materiais sob medida. Basta fornecer um link e a inteligência artificial do Google começa a aprender sobre a marca, criando a sugestões de textos e materiais relevantes para uma campanha.

Product Studio: Para facilitar a vida de pequenas empresas, que não contam com um time de design, o Google lançou o Product Studio. A ferramenta permite criar cenas sob medida para um produto, remover fundos que causam distrações e melhorar a resolução de imagens de baixa qualidade. Segundo a empresa, imagens diversas e de alta qualidade podem gerar até 76% mais impressões e 32% mais cliques em anúncios.

Privacidade do Usuário como Prioridade: O Google reforçou o compromisso com a privacidade, destacando que as novidades seguem os princípios da companhia sobre IA.

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