Web Summit 2023 – Rio: Chegada do evento ao Brasil vai mudar a forma como mercados estrangeiros enxergam o ecossistema da América Latina?
Pela primeira vez no continente, o futuro do mercado local parece promissor
O Web Summit, maior evento de inovação do mundo, aterrissou no Brasil para uma nova edição. Deixando a Europa pela primeira vez, o congresso reuniu, no Rio de Janeiro, líderes empresariais, investidores e especialistas de todo o planeta para discutirem os desafios e tendências da tecnologia, definindo a agenda global do mercado e apontando novos caminhos para o futuro.
Segundo dados oficiais do evento, mais de 21 mil pessoas passaram pelo centro de convenções (RioCentro, em Jacarepaguá), onde o evento aconteceu até quinta-feira (04/05). Um recorde para um primeiro ano. Representantes de 974 startups estiveram no local para exibir seus negócios, unindo-se a 743 profissionais da imprensa e 400 speakers.
O empreendedorismo feminino foi destaque na edição: 37% dos indivíduos que palestraram, deram workshops e sessões de mentoria – debatendo temas emergentes – eram mulheres. Grandes nomes do ecossistema dividiram conhecimentos e experiências para que outras pessoas pudessem aprender e se inspirar com suas histórias.
Pavilhões repletos de estandes, palcos e mesas prometem uma infinidade de possibilidades. São milhares de pessoas esperando para serem conectadas e construírem novas relações. A atmosfera é de excitação, todos ansiosos pelos frutos que só o Web Summit pode proporcionar.
Promessa de anos, a Inteligência Artificial (IA) chega agora como uma realidade. Pequenas, médias e grandes empresas estão interessadas em entender como os negócios serão impactados e como podem aplicar as soluções no dia a dia. Afinal, em se tratando de inovação, o ecossistema não perdoa quem fica de fora.
Com o Web Summit, a cidade do Rio de Janeiro se posiciona como um importante centro de inovação e empreendedorismo. Isso significa oportunidades de negócios, crescimento econômico e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para diversos setores da sociedade. Atraindo a atenção de investidores, empresas e talentos de todo o mundo, o Brasil ganha visibilidade internacional. É hora do país enxergar os mercados pelos quais pode ser reconhecido e alavancar isso mundo afora.
Claro que existem desafios para que a iniciativa seja eficiente. O país vive um amadurecimento de mercado, mas tenho certeza de que, em breve, veremos discussões sobre “Como a América Latina superou o Vale do Silício?”. Vamos nos consolidar como um modelo de negócio robusto e com escala para o sucesso global. O Web Summit Rio tem muito que nos fazer pensar.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.