Web Summit 2023 – Rio: Conexões reais em meio à Inteligência Artificial
Mesmo quando facilitado pela tecnologia, o aspecto humano dos encontros saiu ganhando
As discussões sobre Inteligência Artificial podem ter sido o destaque do Web Summit Rio 2023, mas participar do evento também me fez perceber o potencial desse tipo de encontro para quem quer se aproximar de empresas, líderes, parceiros e até concorrentes.
Minha expectativa como palestrante era compartilhar minha trajetória e a da Nomad com quem estava no auditório e criar conexões a partir desse bate-papo. Várias startups que estavam ali se identificaram com os temas de inovação, resiliência e empreendedorismo que foram abordados e pudemos continuar conversando sobre isso. O que me surpreendeu foi ver, como participante, que também era possível ter esse nível de networking com as mais de 20 mil pessoas presentes.
Nessa primeira edição do Web Summit no Brasil percebi as empresas muito engajadas e dispostas a fazer negócios. Estou falando de C-levels e líderes que estavam presencialmente nos stands, encurtando a distância entre os tomadores de decisões de companhias brasileiras e globais. O próprio aplicativo do evento proporcionou essa aproximação, pois permitia encontrar empresas de determinado segmento e até um chat para marcar um café com outros executivos.
Com isso, tive a oportunidade de conversar com pessoas incríveis, como o Howard Wright, VP Global de Startups da AWS, alguém que eu só teria a chance de conhecer se alguém (ou várias pessoas) se mobilizasse para fazer essa ponte. Neste caso, quem fez o papel de facilitador foi o próprio Web Summit, pois consegui agendar um papo com ele.
Em muitas dessas interações, pensei no quanto o Web Summit também pode acelerar negócios para startups que estão em crescimento exponencial. Como CTO da Husky, empresa que foi adquirida pela Nomad em 2022, sei que o networking tem um papel fundamental no horizonte de quem busca um exit via M&A, ou para quem simplesmente quer firmar parcerias de negócios e manter a aquisição como um objetivo a longo prazo. A impressão é que todos nós estávamos com a “faca e o queijo na mão” para fazer negócios. Era o ambiente ideal para impulsionar novos projetos.
O segmento de fintechs, em que a Nomad atua, parece ter sido o protagonista do evento. Empresas das áreas de pagamentos e cripto estavam lá em peso, inclusive nos painéis e palestras, que trouxeram para o debate as constantes mudanças do nosso mercado. Pude aproveitar a participação de vários players para reforçar o networking e, pelos relatos que tenho escutado, sei que várias pessoas também souberam explorar a ocasião de forma positiva.
Em um evento onde a temática principal foi Inteligência Artificial, quem priorizou o networking e o aspecto humano dos encontros saiu ganhando. As conexões reais, mesmo quando facilitadas pela tecnologia, foram a grande marca do Web Summit 2023.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.