Web Summit 2023 - Rio: A urgência e o desafio estratégico da inteligência artificial • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Web Summit 2023 – Rio: A urgência e o desafio estratégico da inteligência artificial

Tema muito discutido, mas que merece o repensar

por Denis Balaguer / Líder de inovações da EY Brasil
Capa - Web Summit 2023 – Rio: A urgência e o desafio estratégico da inteligência artificial
Imagem: Grace, a enfermeira-robô. Foto: Vaughn Ridley/Web Summit Rio via Sportsfile

Não é a Inteligência Artificial que vai matar empresas; é a irrelevância. Esta é a reflexão central capturada com base na enorme diversidade de apresentações e debates sobre inteligência artificial generativa no Web Summit Rio, que aconteceu de 1 a 4 de maio, no Rio de Janeiro.

O assunto foi sem dúvida um dos mais comentados no evento, discutido em diversos painéis, nos corredores e no incrível número de startups apresentando soluções baseadas nesta tecnologia. E esse insight é construído a partir de três percepções convergentes.

Primeiro, a inteligência artificial representa uma mudança no regime tecnológico, ou seja, da infraestrutura técnica do funcionamento da economia. Assim como tivemos vapor, eletrificação, linha de produção, logística integrada, agora a IA, conectada com outras tecnologias digitais, se tornará o componente fundacional de qualquer modelo de negócio e operação.

O segundo ponto é que a IA é uma habilitadora das capacidades individuais e das empresas, atuando diretamente para reduzir barreiras de entrada. Pense, por exemplo, em um desenhista: a IA não substitui o trabalho criativo, mas habilita pessoas que não possuem a habilidade técnica a expressarem, de forma profissional, sua capacidade de criação. 

Já a terceira e última reflexão é: o que torna uma empresa valiosa para seus clientes não é a tecnologia que ela usa, mas a capacidade de prover soluções úteis. Empresas que acreditam que seu valor está na capacidade técnica acumulada terão grandes barreiras para conseguir ressignificar sua proposta de valor em uma transição técnica tão profunda.

Estas três forças de mudança transformam o panorama competitivo e reforçam a evidência histórica de que o seu competidor mais perigoso não é o que captura o market share, mas o que torna o seu negócio irrelevante, substituindo a sua proposta de valor.

O evento, que gerou tantos debates e iniciativas, mostrou que a IA generativa já é uma realidade de negócio e não apenas uma tendência, o que põe uma enorme urgência no que tange ao desafio estratégico das empresas, que precisam repensar o que as faz relevantes. O momento é de agir rapidamente para ressignificar seu propósito neste paradigma emergente.




LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro