Web Summit 2023 – Rio: Capacidade humana e inteligência artificial
Nada substitui as conexões e a criatividade que possuímos de forma inerente, nem mesmo a AI
Mais um dia de sol radiante no Rio de Janeiro e o burburinho do Web Summit correndo pelos corredores de todos os hotéis e hostels da cidade maravilhosa. O dia começa cedo com as agendas lotadas, escolhas a serem feitas do que priorizar e muita gente para encontrar. Nosso foco – eu e o Cristhian Cagliari – se manteve em se aprofundar em temas voltados à criatividade e, como sempre, o futuro do trabalho.
Durante a masterclass “Criatividade e a experiência humana”, Lia Rizzo, Otaviano Costa, Jean Rosier e Carolina Kia discutiram sobre a importância de conhecer o público e a si mesmo para alcançar a criatividade. Todos enfatizaram a necessidade de administrar o mundo complexo em que vivemos para que a criatividade continue acontecendo.
Além disso, eles abordaram a importância de uma cultura empresarial fértil para que as pessoas possam entregar o seu melhor. A experiência humana foi apresentada como sendo sempre sobre conexão e não necessariamente sobre resultados.
Os especialistas também afirmaram que a criatividade é uma habilidade inerente ao ser humano e que pode ser desenvolvida com motivação, expertise e pensamento crítico. A inteligência artificial é uma ferramenta que não substitui as conexões humanas únicas.
Em uma outra masterclass, “Como fazer produtos que as pessoas adoram”, Mikael Vardanyan, Sarah Al-Hussaini e Claudia Penteado abordaram tópicos relacionados à inteligência artificial e sua aplicação na experiência do atendimento ao consumidor. Foi destacado que a Generative AI é uma ferramenta que ajuda a criar ainda mais oportunidades e aprimora a qualidade do serviço prestado.
Hoje as pessoas esperam uma satisfação instantânea e a combinação de trabalho manual e inteligência artificial pode ajudar a alcançar esse objetivo. Poderemos nos dedicar mais a inteligência e análise de dados coletados, deixando de lado tarefas manuais e operacionais.
O perfil de trabalho será alterado com a inteligência artificial, não apenas substituindo pessoas por máquinas, mas criando novas posições para gerenciar essa inteligência.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.