Web Summit 2023 – Rio: Estamos observando os dados gerados em comunidades?
Não temos que olhar pra tecnologia pra tirar insights; temos que olhar pro comportamento humano
Eu trabalho com tecnologia e dados então vim pro Web Summit com esse viés de seguir trilhas de conteúdo voltadas para I.A., seu impacto nos negócios e como criar projetos que tragam valor para as empresas. Mas, baseado no que tenho observado aqui, quero compartilhar meu ponto de vista porque é desse lugar que costumamos gerar insights.
Antes mesmo de chegar no Rio, entrei em mais ou menos 10 grupos de whatsapp sobre o Summit, algo normal que acontece quando grandes eventos estão acontecendo, pois acaba sendo um canal muito útil para trocas de informações, conteúdos, networking, e etc. Esses grupos foram se reagrupando em novos e pequenos grupos com interesses comuns, como histórias da cidade, assuntos específicos de indústria, afinidades pessoais, enfim, subgrupos que foram identificados para juntar pessoas que querem falar de coisas mais em comum (têm até o dos solteiros, risos).
O ponto aqui é: não acho que temos que olhar pra tecnologia pra tirar insights; temos que olhar pro comportamento humano. O que move essas mudanças? O que agrupa essas pessoas? Quais são os dados conversados dentro dessas comunidades? Como uma marca ou empresa pode gerar valor para essa comunidade em si e como fomentar novas comunidades?
É um mundo de informações que dá até aquele famoso FOMO. Mas estamos com várias palestras falando de tecnologia e poucas falando das pessoas e do comportamento delas. Estamos observando o avanço das tecnologias mas não sabemos o porquê delas estarem avançando nesse grau. E o que move isso são justamente as relações. Meu olhar está muito mais humano do que de tech e de como tecnologia embasa essas comunidades, de como a tecnologia ajuda a organizar e encontrar pessoas de forma global e exponencial para se criar comunidades.
Várias plataformas já fazem isso, mas o que estamos extraindo disso? As empresas também estão criando suas comunidades e captando seu first party data para trazer pra dentro de casa um entendimento do que essas pessoas estão conversando? Quais as evoluções de um assunto em comum? Como uma empresa pode fazer parte disso, fomentar ou criar os próximos negócios dos próximos anos?
Ainda estou estruturando meu pensamento, pretendo ainda conversar com outras pessoas sobre isso e talvez até o final do evento eu já tenha algo mais estruturado para compartilhar, mas fica aqui minha provocação.
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