Web Summit 2023 – Rio: Como a Inteligência Artificial vai impactar a demanda de emprego?
Tarefas repetitivas e de pouca exigência intelectual estão na mira
Essa é uma pergunta que vem crescendo à medida em que a inteligência artificial ganha tração. A resposta é que os empregos não vão simplesmente acabar da noite para o dia. O tema debatido no primeiro dia voltou à pauta no segundo, durante o painel “Generative AI: Where to after the hype?“, com Sarah Al-Hussaini, da Ultimate, Daniel Knopfholz, do Grupo Boticário, Don Muir, da Arc, e Helton Simões Gomes, do UOL.
O maior impacto dessa tecnologia será no tipo de função que cada um desempenha. As tarefas repetitivas, transacionais e que demandam pouco do intelecto ou da criatividade, sim, irão acabar aos poucos. Por outro lado, as pessoas se tornarão mais capazes de gerar valor e criar experiências. Elas precisarão desenvolver habilidades de tecnologia, principalmente voltadas para a melhor compreensão da jornada do cliente.
Essa mudança não é uma novidade. Já aconteceu com as automatizações fabris, quando as pessoas tiveram que deixar as funções mais braçais para as máquinas. Para que a nova realidade funcione, é muito importante que os Estados e as estruturas políticas entendam a mudança e sejam capazes de fomentar o desenvolvimento dessas habilidades nas próximas gerações.
O futuro do trabalho também foi debatido pela CEO do OnlyFans, Amrapali Gan. Para ela, podemos usar a tecnologia para automatizar processos, mas sempre precisaremos de pessoas por trás das máquinas.
A executiva aproveitou a ocasião para reforçar o real objetivo da plataforma: ser um local seguro para as pessoas se expressarem e monetizarem o seu conteúdo. Além disso, Amrapali enfatizou que o OnlyFans também abriga comunidades dos mais diversos temas, como comediantes e esportistas. Algo que desconhecia e achei bastante interessante.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.