Web Summit 2023 – Rio: Em evento de tecnologia, o foco no ser humano
Valores e princípios têm que ser maiores que números
As opiniões e pensamentos de pessoas de diferentes gêneros, idades, sexos e raças trouxeram para este Web Summit Rio um momento de reflexão diante de temas que estamos vendo cada vez mais na pauta do dia. A Inteligência Artificial (IA) continua sendo a bola da vez, mas o grande momento dessas tecnologias não deixou de trazer à tona também a discussões do seu impacto nas relações humanas. Estamos vivendo um ritmo acelerado de transformação alavancada por IA. O debate no Web Summit Rio focou muito nas possibilidades de customização da IA, funcionalidades e serviços, além das ameaças à privacidade de dados e da importância de uma regulação.
O papel das MarTechs (startups focadas em marketing) também entrou na discussão alavancada pela IA. Debateu-se a importância de ir além da tecnologia, de pensar em sua harmonia com a humanização. São pessoas “treinando” e “alimentando” as máquinas, mas as marcas não podem perder a conexão com a essência do que é humano. Pesquisas comprovam que as pessoas querem mais autenticidade e humanização nas redes sociais. Conteúdos mais espontâneos, “vida real” e humanos têm mais relevância e engajamento.
O foco no ser humano num evento de tecnologia não deveria surpreender, ainda mais pela explosão de transtornos de saúde mental em todo o globo, em particular, no Brasil, segundo país com maior número de burnouts do mundo. Valores e princípios têm que ser maiores que números, e as empresas precisam ser mais protagonistas na vida saudável de seus colaboradores. As empresas precisam estar preparadas para cenários adversos. Nova pandemia, guerras e outras ameaças são cada vez mais prováveis. O que sua empresa tem feito para se perpetuar diante desse contexto?
Christian Tudesco, CMO do Hospital Sírio-Libanês
Artur Vasconcellos, Sócio Fundador da Estrategeria e Professor da ESPM
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.