Web Summit 2023 – Rio: IA generativa para além do hype
O momento é de aprendizado para um caminho sem volta
O Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, está acontecendo pela primeira vez no Brasil e trazendo consigo uma série de aprendizados importantes. Como já era esperado, um dos temas em destaque é a inteligência artificial (IA) generativa, que tem sido apontada como uma tecnologia transformacional e um verdadeiro divisor de águas na produtividade e geração de conteúdo. A amplitude de possibilidades para aplicação da IA é vasta, abrangendo desde a criação de softwares até análise de processos jurídicos e inteligência para a área da saúde, passando por chat bots mais eloquentes e outras soluções.
Nesse contexto, as empresas estão em uma corrida frenética para selecionar seus melhores casos de uso e buscar iniciativas bem-sucedidas que gerem impacto. É um momento de aprendizado e, também, de erro, já que a IA generativa ainda é uma tecnologia em desenvolvimento. É necessário, portanto, que as empresas estejam abertas a experimentar e aperfeiçoar seus processos para tirar o melhor proveito da tecnologia.
No entanto, para escalar a IA generativa, é preciso treinar as pessoas de todas as idades e funções na empresa. Uma unanimidade discutida nos painéis que assisti aqui no Web Summit é que, para que a IA esteja presente em todos os pontos de contato com o cliente, é fundamental que haja conhecimento e experiência com a tecnologia de forma massiva. Isso significa que é preciso investir em capacitação e formação para que os colaboradores estejam aptos a lidar com a tecnologia e utilizá-la de forma eficiente e responsável.
Alem disso, acho importante ressaltar que a IA generativa é um caminho sem volta. Os clientes já estão se relacionando com o ChatGPT e outras iniciativas baseadas em IA, e isso irá criar uma expectativa em relação à fluência e eficiência na relação com os SAC das empresas, por exemplo. Portanto, é imperativo que as empresas estejam preparadas para oferecer soluções cada vez mais sofisticadas e eficientes, e para responder às demandas dos clientes no timing esperado. Aqueles que conseguirem se adaptar e implementar a IA generativa de forma ponderada e responsável terão uma vantagem competitiva e melhorarão a experiência dos seus clientes.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.