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Project Firefly: Adobe integra inteligência artificial aos seus softwares de design e marketing

Empresa busca equilibrar o uso de IA generativa com as preocupações de criadores e artistas sobre direitos autorais

por Carlos Merigo

A Adobe anunciou hoje (21) o lançamento do Project Firefly, uma iniciativa para integrar recursos de inteligência artificial (IA) aos seus softwares de design e marketing. Com o objetivo de transformar a experiência do usuário e aumentar a produtividade, a empresa busca equilibrar o uso de IA generativa com as preocupações de criadores e artistas sobre direitos autorais e automação de empregos.

O Project Firefly inclui ferramentas que permitem a criação de imagens a partir de prompts de texto detalhados e a aplicação de estilos semelhantes aos filtros, já tão conhecidos no Photoshop, por exemplo. Além disso, a plataforma também oferece geração de texto personalizado para publicidade, utilizando modelos de linguagem como o OpenAI. Esses recursos já estão disponíveis, e mais funcionalidades estão previstas para serem reveladas no futuro. Assista a uma demonstração nos vídeos (acima e abaixo).

A empresa planeja lançar mais recursos, incluindo a extensão de imagens existentes, modelagem 3D e efeitos de vídeo, ampliando ainda mais as possibilidades para criadores e profissionais de marketing. Ao incorporar IA em seu portfólio, a Adobe acredita que os criativos que utilizam essas ferramentas se tornarão mais competitivos no mercado. O discurso, assim como demonstrado pela lead designer da empresa, Brooke Hopper no SXSW 2023, é de que a IA é uma ferramenta criativa como tantas outras, ajudando a expandir o escopo da criatividade humana e permitindo que artistas experimentem e produzam coisas que antes não eram possíveis ou simplesmente facilitem tarefas repetitivas.

Para evitar problemas legais enfrentados pela geração automatizada, o modelo de imagem da Adobe foi treinado apenas em imagens do Adobe Stock e de domínio público. Além disso, a empresa oferece aos criadores a opção de excluir seu trabalho dos bancos de dados de treinamento e planeja desenvolver um modelo de compensação para artistas cujas obras sejam utilizadas.

Com o lançamento do Project Firefly, a Adobe se junta a outras gigantes da tecnologia, como Microsoft e Google, que também estão integrando avanços em IA em seus produtos. Na semana passada, o Google demonstrou como a IA vai adicionar recursos a ferramentas como Gmail, Docs, Planilhas e Meets, por exemplo.

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