SXSW 2023: a tecnologia pela tecnologia ou a tecnologia como ferramenta de transformação e evolução social?
Olhar para o passado pode nos ajudar a entender qual o futuro da tecnologia e o que precisamos fazer para chegar lá
Estamos cercados por tecnologia. Inteligência Artificial (IA), Deep Learning, Realidade Aumentada… se antes essas invenções pareciam parte apenas dos filmes de ficção científica, hoje elas estão no nosso dia a dia como marcas e profissionais de marketing. A tecnologia virou “buzzword“, ou seja, uma “palavra da moda”. Da “web 3.0” ao “chatGPT” à nova buzzword do momento, a reflexão que a SXSW 2023 traz é: estamos incentivando a tecnologia apenas pela tecnologia ou estamos realmente aprendendo e construindo algo com isso?
Como uma inovação pode nos levar do ponto A ao ponto B como sociedade? Inovação sem propósito é como um veleiro sem vento, completamente à deriva, sem direção. E reforçando esse pensamento, os futuristas que estão aqui em Austin falam sobre os 3 Ts da: Tech, Toy e Tool. Um “processo evolutivo” da usabilidade das Techs. A Realidade Aumentada, por exemplo, se democratizou graças ao jogo Pokémon Go e ao Instagram, que usa dessa tecnologia em filtros da rede social como forma de entretenimento (Toy). Hoje, a RA vai muito além das plataformas recreativas e até ajuda a salvar vidas nas salas de cirurgia (Tool).
A Inteligência Artificial é outra Tech muito debatida dentro da SXSW. Popularizada graças a assistentes de voz como Siri e Alexa, ela evoluiu e está revolucionando a área da saúde. Existe até uma IA que prevê a possibilidade de déficits neurológicos em bebês, com base em algoritmos que classificam padrões de movimento. Algo incrível de se pensar e que reforça a reflexão levantada aqui em Austin: futuristas, líderes empresariais, Big Techs e marcas devem trabalhar a inovação aliada com propósito e responsabilidade, através de uma lente de serviço, utilidade e inclusão social.
Prever o futuro não é tarefa fácil, seja para astrólogos ou futuristas, mas Mike Bechtel, Chief Futurist destaque na trilha “A Brief History of the Future”, entregou a receita no seu painel: a história do futuro está completamente conectada com o seu passado. O que escolhemos fazer hoje com as tecnologias que temos em mãos é o que irá ditar qual e como será a próxima rodada da nossa evolução. Estamos prontos para evoluir na próxima década para uma fase na qual a tecnologia é nossa ferramenta na construção de mudanças positivas para a sociedade, ou apenas pularemos de uma buzzword para outra em dança das cadeiras sem fim?
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.