SXSW 2023: Um chef que usa a comida para mudar o mundo • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2023: Um chef que usa a comida para mudar o mundo

A iniciativa da World Central Kitchen comandada por José Andrés auxilia em grandes desastres por meio do crowdsourcing de alimentos

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six
Capa - SXSW 2023: Um chef que usa a comida para mudar o mundo
Imagem: site SXSW

Ontem (dia 11) assisti um dos Keynotes do evento enquanto caminhava de uma sala pra outra — e em meia hora de conversa virei fã do José Andrés, chef de cozinha hispano-americano que fundou um grupo de 19 restaurantes e a World Center Kitchen — uma iniciativa de “crowdsourcing de comida” que é mobilizada cada vez que um grande desastre acontece. 

Além de uma equipe própria, composta por chefs voluntários do mundo todo, a WCK chega aos países ativando a rede local de mercados e restaurantes para primeiro alimentar quem precisa de comida – e depois reativar a economia local a partir destes negócios.

O mais legal foi ouvi-lo dizer que pouquíssimas vezes nestes momentos — em que ele chegava aos países pedindo ajuda e arrebanhando aliados — ele ouviu um não como resposta. “É nas piores tragédias que o melhor da humanidade se apresenta”, disse ele, fazendo meu coração se encher de esperança.


Voluntários ucranianos servem refeições fornecidas por parceiros da WCK na fronteira de Medyka em 27 de fevereiro, com mais pessoas chegando a cada dia. Fonte: World Central Kitchen


Ele é apaixonado pelo trabalho que faz e faz questão de contar o quanto aprendeu em cada um dos lugares para os quais levou sua cozinha. Das Bahamas, aprendeu um prato chamado “Fire Engine”. No Haiti, descobriu que as pessoas gostam de comer feijão batido. 

E descobriu também que as pessoas não querem que se sinta pena delas — elas querem ser respeitadas. Para ele, a filantropia tem como propósito a libertação de quem a recebe, e não a redenção de quem doa. 

Apesar de depender da generosidade alheia para manter a WCK funcionando, José se mostrou pouco favorável a apenas receber doações em dinheiro. Segundo ele, não é assim que as melhores soluções são criadas.

José se emocionou e nos emocionou em vários momentos da conversa – e terminou a conversa dizendo “se queremos mudar o mundo, precisamos correr riscos”. 



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2024 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro