SXSW 2023: Um chef que usa a comida para mudar o mundo
A iniciativa da World Central Kitchen comandada por José Andrés auxilia em grandes desastres por meio do crowdsourcing de alimentos
Ontem (dia 11) assisti um dos Keynotes do evento enquanto caminhava de uma sala pra outra — e em meia hora de conversa virei fã do José Andrés, chef de cozinha hispano-americano que fundou um grupo de 19 restaurantes e a World Center Kitchen — uma iniciativa de “crowdsourcing de comida” que é mobilizada cada vez que um grande desastre acontece.
Além de uma equipe própria, composta por chefs voluntários do mundo todo, a WCK chega aos países ativando a rede local de mercados e restaurantes para primeiro alimentar quem precisa de comida – e depois reativar a economia local a partir destes negócios.
O mais legal foi ouvi-lo dizer que pouquíssimas vezes nestes momentos — em que ele chegava aos países pedindo ajuda e arrebanhando aliados — ele ouviu um não como resposta. “É nas piores tragédias que o melhor da humanidade se apresenta”, disse ele, fazendo meu coração se encher de esperança.
Ele é apaixonado pelo trabalho que faz e faz questão de contar o quanto aprendeu em cada um dos lugares para os quais levou sua cozinha. Das Bahamas, aprendeu um prato chamado “Fire Engine”. No Haiti, descobriu que as pessoas gostam de comer feijão batido.
E descobriu também que as pessoas não querem que se sinta pena delas — elas querem ser respeitadas. Para ele, a filantropia tem como propósito a libertação de quem a recebe, e não a redenção de quem doa.
Apesar de depender da generosidade alheia para manter a WCK funcionando, José se mostrou pouco favorável a apenas receber doações em dinheiro. Segundo ele, não é assim que as melhores soluções são criadas.
José se emocionou e nos emocionou em vários momentos da conversa – e terminou a conversa dizendo “se queremos mudar o mundo, precisamos correr riscos”.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.