Adeus ao botão “Surpreenda-me”: Netflix descontinua função após baixo uso
A função, que durou menos de um ano, foi desenvolvida para aliviar o conhecido paradoxo da escolha
A Netflix eliminou discretamente uma funcionalidade de UX que levou cinco anos em desenvolvimento. O botão “Surpreenda-me”, que reproduzia um filme ou programa aleatório com um clique, foi descontinuado por causa de seu baixo uso, segundo o Wall Street Journal.
A função, que durou menos de um ano, foi desenvolvida para aliviar o fardo de escolha das que afeta muitas pessoas, já que podem passar até 25 minutos decidindo o que assistir na plataforma.
A ideia de um botão Surpreenda-me não é nova. O Google tem um função semelhante há anos – ainda que sirva mais por curiosidade do que utilidade. E feeds que oferecem sugestões personalizadas e instantâneas para os usuários estão dominando a internet, desde a timeline do Facebook, como os Reels do Instagram e a página For You (FYP) do Tik Tok.
Essa era a proposta da Netflix, que seus usuários pudessem apenas clicar em “próximo” e deixar que as sugestões fossem apresentadas automaticamente. Quase como, digamos, os velhos canais de televisão. Mas o elemento surpresa, que tem sido importante nas redes sociais atualmente, ainda não encontrou sua conexão com o momento de se escolher passar algumas horas na frente da TV.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.