Após desafio no TikTok causar onda de roubos de carros, KIA e Hyundai convocam recall em massa
Mais de 8 milhões de veículos necessitam de atualização de software para não serem vítimas do "The Kia Boyz"
Usuários do TikTok frequentemente participam de muitos desafios. Alguns bem inocentes, outros de gosto duvidoso ou, até mesmo, bastante perigosos. O “Kia Challenge” talvez seja de uma categoria diferente, já que nenhum outro – até onde se saiba – ocasionou centenas de roubos de carros em todo Estados Unidos.
É o que mostra um relatório da National Highway Traffic Safety Administration, que informa ainda 14 acidentes e 8 mortes relacionadas ao desafio de mídia social.
Os ladrões, conhecidos como “The Kia Boyz”, postavam vídeos instruindo outras pessoas sobre como contornar o sistema de segurança de veículos Hyundai e Kia – que tivessem sido fabricados entre 2015 e 2019 – usando ferramentas tão simples quanto um cabo USB. O truque é que a maioria desses carros não possui um imobilizador eletrônico, que deveria ser padrão de fábrica.
Com o problema nacional instaurado, Hyundai e a Kia decidiram convocar um recall para atualizar o software em seus carros. Nada menos do que 8.3 milhões de veículos necessitam dessa correção.
A atualização estenderá a duração do som do alarme de 30 para 60 segundos, e exigirá – veja só – uma chave na ignição para ligar o veículo. Para evitar que mais engraçadinhos tentem realizar o desafio, KIA e Hyundai colocarão um adesivo no vidro para indicar que os carros agora possuem tecnologia antifurto.
Vale dizer que essa falha era conhecida das montadoras coreanas, mas elas cobravam para corrigir o problema. Cerca de US$ 170 só pelo kit de segurança, fora a mão de obra. Com o recall, os proprietários podem obter a atualização gratuitamente.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.