Nova temporada de Primeiro Contato vai contar a história dos brasileiros na internet
Podcast documental explora o passado das relações humanas online em uma época pré-redes sociais
O podcast documental Primeiro Contato teve sua 2ª temporada anunciada na forma de uma campanha de financiamento coletivo. Criada pelo jornalista Henrique Sampaio, a nova temporada promete explorar as histórias de origem da internet brasileira de uma perspectiva sociocultural, abordando as primeiras redes, comunidades online e mundos virtuais. O B9, que foi parceiro do podcast na 1ª temporada, repete seu papel, trabalhando com Sampaio na pós-produção.
“O brasileiro é um povo adepto das redes sociais, da comunicação mediada pela tecnologia, e isso não é de agora e nem da era do Orkut, mas de muito antes”, explica Sampaio.
“Quero investigar as histórias de como eram as relações humanas dos brasileiros em ambientes digitais em uma época onde não havia algoritmos, economia da atenção, likes, presença de marcas e uma cultura de influenciadores moldando nosso comportamento online. Onde o indivíduo comum era o protagonista e as pessoas formavam comunidades emergentes sem a interferência das big tech.”
A nova temporada do podcast volta 40 anos no tempo, começando com os primeiros experimentos de redes digitais voltadas ao público comum, ainda nos anos 80, passando pela chegada da internet comercial no Brasil e pelo início de sua popularização nos anos 2000, com o Orkut, fóruns online e cultura de games. Uma linha do tempo apresenta algumas das comunidades e jogos online que serão abordadas no podcast, incluindo mIRC, Bate Papo UOL, Tibia e Second Life.
Uma das histórias contadas na temporada é a de Vitália, uma espécie de avô do metaverso que existiu entre 1995 e 2004 e foi um refúgio para adolescentes e jovens adultos na virada do milênio. Contudo, de acordo com a sinopse do episódio, “Vitália passa a ser acusada de uma ditadura virtual quando uma mulher de 40 e poucos anos, tratada neste mundo como uma deusa suprema, passa a agir de forma autoritária, até que um casal de lésbicas decide desafiar sua estrutura de poder.”
A temporada contará com mais de 40 entrevistados, incluindo Orkut Büyükkökten, o criador da rede social Orkut, Demi Getschko, um dos fundadores da internet brasileira e a cientista social Camila Rocha, autora do livro “Menos Marx, mais Mises: O liberalismo e a nova direita no Brasil”.
Dentre as recompensas oferecidas pela campanha de financiamento coletivo estão um grupo fechado para debates no Discord, acesso antecipado aos episódios quando o podcast for lançado, acesso imediato a um episódio sobre a história de Vitália e uma live sobre a pesquisa e os processos de arqueologia digital do trabalho de Sampaio na 1ª e 2ª temporada do podcast. Se a 2ª temporada for financiada com sucesso, seu lançamento está previsto para maio de 2023.
A 1ª temporada de Primeiro Contato foi lançada em 2021 e entrou para a lista de melhores do ano do Apple Podcasts. Nela, Sampaio investiga a chegada dos computadores nos lares dos brasileiros em meio aos desafios econômicos e políticos do Brasil do final do século XX. Explora também a efervescência do mercado de informática e games nos anos 1990, sob a perspectiva de ex-funcionários da Brasoft e outras companhias nacionais precursoras. O podcast, dividido em 12 episódios, encerra com o declínio desse mercado e a ascensão da internet, no começo da década de 2000.
O financiamento coletivo da 2ª temporada de Primeiro Contato vai até dia 21 de fevereiro. No momento da publicação desta nota, 81% da meta de R$ 25 mil já foi alcançada.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.