A estratégia de M&M’s para trollar a extrema direita com falso rebranding no Super Bowl
Após acusações de ativismo político, Mars anunciou a aposentadoria seus famosos mascotes para colocar a comediante Maya Rudolph no lugar
Quando a Mars anunciou, na semana passada, que iria tirar de circulação os famosos mascotes do M&M’s, muita gente acreditou. Segundo a empresa, os personagens seriam aposentados por conta de uma perseguição da direita conservadora norte-americana, que acusa a marca de politização e ativismo “woke”. A comediante e atriz Maya Rudolph é que seria escalada para substituir os M&M’s coloridos, falantes e… cancelados.
A polêmica começou em setembro de 2022, quando a Mars apresentou uma nova porta-voz dos doces: a Purple. Ela se transformou na terceira personagem feminina do grupo de mascotes, em uma cor para simbolizar apoio à comunidade LGBTQI+.
Logo depois, no início de 2023, a marca lançou uma edição especial de M&M’s, contendo exclusivamente as três cores das personagens femininas: verde, marrom e roxo.
Parece ridículo, mas foi o suficiente para desencadear uma onda de protestos, inclusive do apresentador Tucker Carlson da Fox News. O âncora negacionista, inclusive, já tinha criticado a Mars anteriormente por ter deixado a M&M verde “menos sexy”. Não só parece, é ridículo mesmo.
Dessa forma, em tese, a companhia teria cedido à pressão dos conservadores ao decidir aposentar os mascotes. Maya Rudolph seria um nome que “toda a America poderia concordar”.
Muitos veículos de mídia noticiaram o comunicado de maneira séria, inclusive com comemoração de ancaps e conservadores, que acreditaram ter vencido mais uma batalha na guerra contra o “wokismo”.
Porém, conforme o Super Bowl se aproxima, tudo vai se revelando não passar de mais uma campanha bem engendrada para surfar na polêmica vazia. Em vídeo recém-publicado, Maya Rudolph aparece dizendo que toda a marca M&M’s será reformulada: agora os doces de chocolate se chamam Ma&Ya’s, inclusive com seu rosto estampado nas embalagens. Aliás, o Ma&Ya’s está inclusive disponível nas prateleiras das lojas nos Estados Unidos por US$ 4.99.
Com bom humor e ironia, a Mars tenta convencer a todos de seu falso rebranding, mas um porta-voz da empresa já deixou escapar que toda verdade será revelada no dia 12 de fevereiro. Não coincidentemente, o dia do Super Bowl, que será disputado entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles.
Não é difícil imaginar que os mascotes coloridos de M&M’s farão uma espécie de retorno triunfal no comercial da marca no Super Bowl, rindo da cara de quem acreditou que eles seriam aposentados. Seria mais uma bela demonstração de coragem da marca que, aliás, não sentiu nenhum tipo de impacto nas vendas desde essa história toda começou.
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