KN? Quase metade das pessoas não consegue entender o logo da KIA
O redesign lançado há dois anos tornou-se um problema para a montadora. Entrevistas com consumidores e até pesquisas no Google comprovam a confusão.
Era uma questão que a KIA já vinha encarando antes, porém, o patrocínio da marca à Copa do Mundo da FIFA no Qatar escancarou ainda mais o problema: muita gente não consegue entender o logo da empresa.
Uma pesquisa realizada pela Rerev indicou que apenas 56% dos entrevistados foram capazes de ler o logo corretamente, com as letras “KIA”. Outros 44% deram respostas incorretas, sendo “KN” a confusão mais comum para 26%. Além disso, 2% responderam “KV”, e outra parte afirmou variações como “KVI”, “KVA”, “KLA”, “VKN” e “VAA”. Tem ainda 2% dos entrevistados incapazes de ler qualquer outra coisa depois do “K”. Enfim, as interpretações por parte dos consumidores são muitas.
O termo KIA sempre foi muito claro na identidade visual da montadora. Porém, a mudança de logo realizada há dois anos, em janeiro de 2021, revelou-se uma dor de cabeça. Criada pelo estúdio Blackspace, a abordagem abstrata e minimalista – uma tendência no design de marcas – pode até ser agradável esteticamente, mas tornou o logo irreconhecível pra muita gente.
As pesquisas no Google também reafirmam o problema que KIA arrumou pra si própria. São feitas cerca de 30.000 buscas mensais por “carro KN”. E outras 1.200 pesquisas mensais por “carro KM”.
Quando apresentou a defesa de seu redesign, a KIA falou em estar preparada pro futuro, competindo com as mais modernas empresas de tecnologia. Porém, talvez esse futuro exija um ajuste de kerning entre as três letras da marca.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.