SXSW 2022: será que os faraós já conheciam o metaverso?  • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2022: será que os faraós já conheciam o metaverso? 

Conversa entre Amy Webb e Greg Daniels revela os limites distantes do assunto do momento entre as Big Tech

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six
Capa - SXSW 2022: será que os faraós já conheciam o metaverso? 
Imagem: Divulgação

Uma palestra que assisti no primeiro dia de SXSW e me fez fazer mil reflexões e conexões foi de uma dobradinha improvável: a incrível Amy Webb, futurista quantitativa da NYU (que revela no festival seu sempre imperdível relatório anual de tendências) e Greg Daniels, roteirista de comédias como o “Saturday Night Live”, “The Office” e agora da série “Upload”, da Amazon Prime Video

“Upload” é uma comédia distópica. Passada na década de 2030, ela fala sobre um metaverso para a vida após a morte. Parece mórbido? É um pouco. Mas é impressionante como Hollywood – e eu já falei disso antes no B9 – consegue enxergar o futuro às vezes até com mais clareza do que os cientistas e pesquisadores. 

Não é a primeira vez que filmes ou séries falam sobre “digitalizar pessoas” ou “eternizar consciências”. Também não é a primeira vez que ouço falar disso no SXSW: em 2015, Martine Rothblatt explodiu nossos cérebros quando mostrou Bina48, um robô que tinha parte da consciência de sua mulher replicada nele.

Ouvindo Greg falar sobre a série, percebi que ela conversa muito com as “predictions and preparations” que Amy nos apresenta todo ano. Algumas coisas que apareceram na conversa: 

Será que vamos precisar, como os faraós, juntar tesouros e dinheiros pra financiar nossa vida após a morte? A série mostra como os ricos (que moram num hotel estilo suíço, em frente a um lago) vivem de forma diferente dos pobres (que moram no porão, comem refeições patrocinadas, e tem acesso restrito a dados, limitando sua experiência de vida após a morte)

Não há interoperabilidade entre metaversos ainda. Se você e seu amigo forem carregados em metaversos diferentes, não se encontrarão mais. 

Em “Matrix” (outro exemplo hollywodiano de metaverso), era possível fazer “upgrades de habilidades” em segundos. Já pensaram como seria incrível aprender um novo idioma em um piscar de olhos? 

E afinal, existe privacidade quando vivemos nessa realidade alternativa? 

Apesar da timidez, Greg deixou uma mensagem clara: as pessoas não deveriam ter seu futuro (ou a vida após a morte biológica) somente em função de sua renda e riqueza. Vamos torcer pra que o capitalismo consciente se estabeleça em tempo!

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro