Protesto de artistas contra Joe Rogan leva Spotify a começar a "marcar" episódios que discutam pandemia • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Protesto de artistas contra Joe Rogan leva Spotify a começar a “marcar” episódios que discutam pandemia

Manobra não vai informar público se episódios contém ou não desinformação sobre o assunto, porém

por Pedro Strazza
Capa - Protesto de artistas contra Joe Rogan leva Spotify a começar a “marcar” episódios que discutam pandemia
Imagem: Getty/Louis Grasse/PxImages/Icon Sportswire

Já é possível dizer que a briga de Neil Young com o Spotify se amplificou o suficiente para se tornar a primeira grande crise midiática da companhia em 2022. Depois do serviço de streaming confirmar na última quinta-feira (27) que havia atendido o pedido do artista e começado a remover seu catálogo do banco de dados, músicos como Joni Mitchell e Nils Lofgren se juntaram ao protesto contra o podcast de Joe Rogan, enquanto Brené Brown confirmou que vai parar temporariamente de publicar episódios em seus programas exclusivos na plataforma por conta da situação.

Com essas movimentações esquentando o criticismo da companhia e levando o Spotify a se desvalorizar em mais de dois bilhões de dólares na bolsa de valores, até que demorou para a plataforma emitir algum tipo de resposta ao caso. No último domingo (31), o CEO Daniel Ek assinou um comunicado confirmando que a empresa vai passar a informar quando podcasts presentes no serviço abordarem o tema da pandemia, com o selo de aviso redirecionando o usuário a uma central de informação atualizada de hora em hora sobre a pandemia.

Há um pulo do gato, porém: o gerenciamento de marcações promovido pelo Spotify não vai informar quando os episódios estiverem promovendo desinformação sobre a pandemia.

Além do selo, a companhia também confirmou um esforço extra de transparência para tornar suas políticas em torno do tema da pandemia e mesmo regras gerais mais visíveis a todos os usuários e criadores de conteúdo em seu site oficial. A ampla disponibilidade do regulamento não faz muito em torno da situação com Rogan, porém, com o The Verge confirmando que a própria companhia avisou os funcionários em memorandos internos que o Joe Rogan Experience “não infringiu quaisquer diretrizes para ser removido”.

Isso acontece sobretudo porque as leis do Spotify para desinformação podem ser bem amplas e vagas na hora de lidar com o assunto. O regulamento da companhia apenas proíbe conteúdos que afirmem que “AIDS, Covid-19, câncer e outras doenças que oferecem perigo à vida são uma mentira ou não existem” ou que encorajem o público “a contrair o Covid-19 de propósito para construir imunidade”, além de não permitir podcasts que sugiram que vacinas “são feitas para causar morte”.

Em meio a tudo isso, Rogan enfim se pronunciou sobre o caso em seu próprio podcast. O material, também publicado em sua conta no Instagram, traz o apresentador defendendo que seus podcasts são “apenas conversas” e que ele “não tem ideia do que vai falar até sentar na mesa” e conversar com os convidados. Ele ainda defende a participação de pessoas como Peter McCullough e Robert Malone, médicos que ficaram notórios por defender todo tipo de tese conspiratória sobre a pandemia em seu programa, dizendo que “eles tinham uma opinião diferente da narrativa mainstream” e que ele “queria ouvir essas opiniões”.

A raiz da discussão segue intocada por todas as partes na defesa, enquanto isso. O Spotify desde 2020 mantém um acordo na casa dos bilhões para ter o podcast de Rogan como conteúdo exclusivo de sua plataforma, o que dentro das discussões promovidas infere que a companhia tira lucro da desinformação propagada pelo apresentador. Como ficou claro acima, a linha de manutenção dessa relação é tênue mas segue ativa aos olhos do serviço: a plataforma não tem responsabilidade editorial sobre nenhum dos podcasts que disponibiliza ou adquire como originais.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro