Grupo critica falta de diversidade de entrevistados pelo Estado de São Paulo para tratar do futuro da publicidade
MORE GRLS também criou documento com nomes de mais 130 lideranças femininas em agências brasileiras
A startup de impacto social MORE GRLS divulgou nesta quarta-feira (19) uma carta aberta que critica o jornal O Estado de São Paulo por um especial sobre o futuro da publicidade. Publicado na última segunda-feira (17) dentro do caderno de mídia e marketing, a publicação abordou o tema dos rumos da indústria em 2022 e da importância da diversidade nas agências apenas entrevistando lideranças masculinas e brancas.
A matéria obviamente pegou mal no meio, sobretudo pelo destaque amplo à ESG como pilar crucial para o sucesso de marcas e agências neste novo ano – para tratar do assunto, inclusive, o jornal entrevistou o presidente da DPZ&T, Benjamin Yung.
Na carta publicada no Medium, a MORE GRLS define o material como “uma ofensa a todas as mulheres que estão sentadas na cadeira de CEO e nas cadeiras de C-level” das agências e empresas. O grupo ainda cita pesquisas que apontam que apenas 26% dos cargos criativos das agências nacionais são ocupadas por mulheres, além de apenas 25% estarem em posições de liderança e 2% na alta liderança, dados que mostram a importância do impulsionamento da diversidade e da valorização desses executivo.
“Tal decisão não pode ser considerada apenas uma consequência natural de um mercado onde a representatividade feminina ainda é baixa na alta liderança, nem um problema decorrente da dificuldade de encontrar mulheres ou de algum tipo de recorte adotado pelo jornalista responsável”, escreve a startup no documento; “A publicação desse artigo é um alerta sobre o quanto estamos distantes da compreensão do real significado do Social no ESG”.
Além da crítica ao jornal, a MORE GRLS também organizou uma mobilização para reunir numa lista nomes de mulheres que trabalham em cargos de liderança em diferentes frentes. Mais de 130 executivas já assinaram o documento, com nomes, cargos e contatos destacados – confira aqui a lista.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.