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Shutterstock apresenta principais tendências criativas para 2022

São seis temas que se enquadram na categoria tempo e espaço, além de coleções especiais para Brasil, França, Japão, EUA e Reino Unido

por Carolina Firmino
Capa - Shutterstock apresenta principais tendências criativas para 2022
Imagem: Reprodução

Com base nos dados de pesquisa dos usuários globais da Shutterstock, a plataforma lança nesta quarta-feira (19) seu relatório anual de tendências criativas. O objetivo é mostrar a previsão de temas dominantes para os projetos e campanhas de marketing em 2022. Além disso, são apresentados os dados de desempenho da Shutterstock.AI, que identifica o conteúdo capaz de aumentar as taxas de cliques.

A pandemia mexeu com a noção de tempo e espaço para muitas pessoas, o que, segundo Flo Lau, diretora de criação da Shutterstock, faz com que haja um “desejo de viajar, explorar o fantástico e o estranho, e as tendências deste ano capturaram exatamente isso. Das paisagens áridas do deserto do Oeste aos reflexos de néon de um horizonte futurista, este ano está pronto para testar os limites da nossa imaginação”.

São seis tendências criativas de 2022 que se enquadram na categoria tempo e espaço.

Fantástico (Século XIV): continua refletindo a obsessão global por sagas medievais como “Game of Thrones” e “The Witcher”, e a popularidade da Idade Média continua a aumentar.

O Macabro (Era Moderna): traz elementos assustadores como múmias egípcias (+6923%), monstros e feras (+3623%) e A Morte (+388%). Os padrões de pesquisa mostram que os gêneros de terror e suspense estão voltando, com foco particular em futuros distópicos e pós-apocalípticos.

Em direção ao Velho Oeste (Séculos XVIII a XIX): os dados mostram um aumento no interesse pela cultura cowboy, ambientes do oeste selvagem e campos de pradarias.

Pé na estrada de novo (Era Moderna): ficar dentro de casa despertou o desejo de viajar para milhões de pessoas. Os usuários procuram por bicicletas na estrada (+14911%), estradas de montanha (+5763%) e lugares remotos (+487%).

O cyberpunk não morreu (Anos 2100): os criativos estão se voltando para a estética de alta tecnologia, como paisagens urbanas noturnas, fundos com fractais (+2955%) e avatares de mulheres (+1503%).

Saindo do forno (Era Moderna): os lockdowns estimularam as pessoas a voltar à cozinha. As pesquisas por especialidades e ingredientes regionais como Porcini (+2.566%), Takoyaki (+2.024%) e Panna Cotta (+435%) estão em alta. O conteúdo que recebe mais engajamento inclui pretzels e cupcakes.

Além de relatar essas seis tendências globais, a Shutterstock discriminou o relatório de tendências pela primeira vez para alguns de seus principais mercados: Brasil, França, Japão, EUA e Reino Unido.

Para o Brasil, as coleções predominantes são “Piratas à espreita”, “Flora e fauna” e “Coma, beba e seja criativo”, com buscas de palavras-chave como “navios pirata”, “animais de safari” e “queijo e vinho” aumentando.

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