“Mona Lisa” remodela experiência de 500 anos ao ganhar instalação digital
A exposição ficará em Marselha, na França, e deve explorar a jornada da obra para a fama e o impacto que ela deixou no mundo da arte
As exposições imersivas não ficarão restritas apenas às obras de Vang Gogh, que foram projetadas em alta definição nas paredes e no chão no final de 2020. Uma instalação digital vai fazer o público viajar séculos para reimaginar a pintura mais famosa do mundo: “Mona Lisa” ou “A Gioconda”.
Intitulada “La Joconde” (o nome francês da obra-prima de Leonardo da Vinci), a mostra multimídia preparada pelo Museu do Louvre e o Grand Palais, um edifício localizado na cidade de Paris, mergulhará na história da pintura por meio de seis temas, explorando sua jornada para a fama e o impacto que deixou no mundo da arte.
Na exposição de alta tecnologia, as pessoas poderão ver “Mona Lisa” muito mais perto, o que, de certa forma, elimina a frustração de ter que se acotovelar na multidão para ver a pintura real.
Segundo o DesignTAXI, os museus estão levando esse aspecto interativo muito mais a sério agora, considerando as reações positivas extraídas de tais instalações. Quando reabrir em 2024, o Grand Palais pretende incluir um espaço para receber experiências digitais imersivas e já lançou um programa chamado “Grand Palais Immersif”, com o objetivo de levar as mostras também para o exterior – apesar do descontentamento de muitos conservadores, que preferem se dirigir até o local da obra original.
“La Joconde” estará aberta entre 10 de março e 21 de agosto no Palais de la Bourse, em Marselha, na França. Os ingressos em pré-venda já estão disponíveis aqui.
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