Jogos proibidos nos anos 80 pela URSS agora são reproduzidos online e de forma gratuita
Antes restritos aos países soviéticos em função da Guerra Fria, os games estão disponíveis para download em inglês
Muitos games famosos nasceram na década de 1980: “Pac Man” e “Tetris”, por exemplo, já tinham uma reputação sólida logo nos anos iniciais, enquanto o primeiro “Super Mario Bros” surgiu em 1985. No entanto, essa realidade predominava no Ocidente e no Japão.
O site DesignTAXI lembra, porém, que outros jogos foram desenvolvidos em lugares diferentes do mundo, como na URSS, onde as importações ocidentais foram barradas. Ou seja, lá, atrás da Cortina de Ferro, os designers estavam criando suas próprias versões de games.
E ainda que, na época, essas criações também não chegasse a outros países, elas resistiram à passagem do tempo. Agora, a Associação Eslovaca de Desenvolvedores de Jogos, em colaboração com o Museu Eslovaco de Design, resolveu remasterizar alguns desses títulos, anteriormente restritos aos falantes das línguas em que foram criados, tornando-os disponíveis em inglês.
Esta coleção de 10 títulos veio da Tchecoslováquia sob o governo comunista e inclui nomes intrigantes como “Homicídio Perfeito”, “Pepsi”, “A Dama de Monsoreau” e “Agente 99”. Diante disso, existe a expectativa de que outros jogos continuem sendo traduzidos, a fim de proporcionar um vislumbre da vida sob o regime soviético durante a Guerra Fria.
O game chamado “Šatochin”, por exemplo, revela um oficial militar soviético que caça Rambo até a morte. Segundo o criador, Stanislav Hrda, os jogos eram produzidos por jovens e distribuídos em uma espécie de rede clandestina, escondida das autoridades. Conforme ele explica, “a menção de Rambo era inimaginável na mídia oficial, nos jornais ou nos livros sob o controle da censura”.
Para quem ficou curioso, os jogos podem ser reproduzidos no navegador, mas também existe a opção de baixá-los como arquivos .TAP e usá-los em emuladores como Speccy ou ZX Spectrum 4.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.