Quase 200 países ligados a UNESCO adotam novas diretrizes para inteligência artificial ética • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Quase 200 países ligados a UNESCO adotam novas diretrizes para inteligência artificial ética

O projeto foi lançado em 2018, mas demorou três anos para ser concluído, em uma força-tarefa com centenas de especialistas

por Carolina Firmino
Capa - Quase 200 países ligados a UNESCO adotam novas diretrizes para inteligência artificial ética
Imagem: Reprodução

A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida das pessoas e já se tornou essencial para realizar muitas atividades No entanto, conforme a IA se consolida como essa “melhor amiga”, os desafios para torná-la mais ética também aumentam.

Privacidade e segurança estão entre as preocupações, além de questões relacionadas a vieses discriminatórios em áreas como raça e gênero. Por isso, a UNESCO preparou uma série de diretrizes éticas para melhorar o uso de inteligência artificial.

Segundo o site Design Taxi, o projeto foi lançado em 2018, mas demorou três anos para ser concluído, em uma força-tarefa com centenas de especialistas. Então, no final de novembro, 193 países membros da UNESCO adotaram o primeiro conjunto de diretrizes escrito especialmente para o uso e “desenvolvimento saudável” da IA.

“O mundo precisa de regras para a inteligência artificial em benefício da humanidade. A recomendação sobre a ética da IA ​​é uma resposta importante. Estabelece a primeira estrutura normativa global, ao mesmo tempo que dá aos Estados a responsabilidade de aplicá-la em seu nível”, declara Audrey Azoulay, diretora geral da UNESCO.

Entre as áreas detalhadas no texto original estão: proteção de dados, proibição de pontuação social e vigilância em massa, ajuda para monitoramento e avaliação, além de proteção ao meio ambiente.

Apesar dos benefícios que a aplicação dessas diretrizes trazem, lembramos que os Estados Unidos não estão vinculados a UNESCO, o que deixa de fora gigantes da IA como Google, Amazon, Meta e Apple. No entanto, espera-se que organizações e instituições internacionais sigam os passos da UNESCO para desenvolver regras igualmente éticas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro