Google Assistente apresenta segunda opção de voz no Brasil
Frases robóticas darão lugar a uma interação mais realista
Uma novidade bem bacana acaba de ser disponibilizada no Brasil nesta sexta-feira (5): é a nova opção de voz para o Google Assistente. Com o objetivo de evitar rótulos ou estereótipos de gênero normalmente associados a assistentes virtuais, as vozes foram classificadas em cores – vermelho (a voz que já existia) e laranja (a mais recente).
Para configurar a segunda opção, é possível acionar a mudança com a frase “OK Google, mudar a voz do assistente”, e as caixas de som inteligentes vão sugerir a alteração por meio do aplicativo do Google Home. No caso dos smartphones ou tablets, os usuários podem testar a voz com os seguintes comandos:
“OK, Google, mudar a voz do Assistente”
“OK, Google, quem é você?”
“OK, Google, quem criou a sua voz?”
“OK, Google, descreva sua personalidade”
Os responsáveis pela nova voz é a DeepMind, empresa de inteligência artificial da Alphabet. Segundo Maia Mau, Head de Marketing do Google Assistente na América Latina, por ser uma ferramenta personalizada, faz sentido “permitir que as pessoas possam escolher a voz mais adequada para elas. Por isso, é importante poder oferecer uma nova voz para conversar e ajudá-las a realizar as suas tarefas no dia a dia”.
Além disso, tendo a WaveNet como tecnologia que está por trás da nova voz do Google Assistente no Brasil, a expectativa é que as falas disponíveis se tornem cada vez mais realistas, proporcionando uma interação, igualmente, mais próxima do real.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.