Google Fi anuncia ligações criptografadas de ponta a ponta
Quando ativado o recurso, nem mesmo o Google pode ouvir o conteúdo da chamada
O gigante das buscas anunciou nesta quinta-feira (28) chamadas telefônicas criptografadas de ponta a ponta em seu MVNO, ou operador móvel virtual, do Google Fi a partir da próxima semana. Embora serviços como FaceTime e WhatsApp já tenham essa segurança, o novo recurso do Google Fi amplia o padrão para chamadas telefônicas regulares.
Porém, a criptografia de ponta a ponta do Google só entrará em vigor para chamadas entre dois telefones Android e com ambos os usuários assinantes do Google Fi. Portanto, pelo menos por enquanto, quem tem iPhone ainda não vai se beneficiar dessa tecnologia.
De acordo com o The Verge, o Google diz que será possível saber quando a ligação for criptografada, pois vai tocar um “tom de discagem exclusivo” antes de se conectar. Também haverá um ícone de cadeado na tela durante o uso do aplicativo de telefone do Google.
Apesar de mais esse reforço à segurança e privacidade, as chamadas feitas pelo Messages by Google ou em grupo não serão criptografadas. Os correios de voz também não entram nesse pacote, mas o recurso funciona em conexões Wi-Fi, LTE ou superior. Além das ligações criptografadas anunciadas, com o objetivo de melhorar o serviço, a empresa também oferece uma VPN embutida para usuários Fi e se propõe a bloquear spam.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.