Escolas britânicas usam reconhecimento facial para garantir o pagamento do lanche • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Escolas britânicas usam reconhecimento facial para garantir o pagamento do lanche

Quem decide se as crianças podem ou não aderir à tecnologia são os pais

por Carolina Firmino
Capa - Escolas britânicas usam reconhecimento facial para garantir o pagamento do lanche
Imagem: Crédito da imagem: Freepik

Sistemas de reconhecimento facial estão se tornando cada vez mais comuns no mundo todo. Dessa vez, o recurso chegou às escolas do Reino Unido, mais especificamente em North Ayrshire, na Escócia. Um grupo de nove colégios começou a utilizá-lo como forma de verificar os pagamentos dos lanches e refeições escolares, com a justificativa de que essa é uma maneira mais rápida e higiênica de receber dos alunos. No entanto, a rede de defensores da privacidade alerta para uma normalização da vigilância.

Segundo o The Verge, o folheto distribuído aos pais nessas escolas explica que “com o reconhecimento facial, o aluno simplesmente seleciona a refeição, olha para a câmera e vai embora, agilizando o serviço de almoço e retirando qualquer contato no ponto de venda”. Entre as dúvidas sanadas pela administração, está a de que os dados biométricos coletados são armazenados por criptografia e excluídos assim que a criança deixa o local. Além disso, são os pais que autorizam que os filhos usem essa alternativa e podem usar o PIN para verificar os pagamentos.

Folheto distribuído aos pais explicando a tecnologia | Imagem: Reprodução The Verge

Em entrevista ao The Financial Time, David Swantson, representante da CRB Cunninghams, empresa responsável por instalar essa tecnologia de reconhecimento facial, disse que o tempo de pagamento foi reduzido em cinco segundos, e que mais de 65 escolas contrataram o serviço, desde 2020, em forma de teste. Conforme relatos feitos ao jornal, 97% dos pais autorizaram essa adesão, mas houve quem identificou certo desconhecimento dos filhos sobre a tecnologia, considerando que eles foram na “onda dos colegas”.

Por mais que o recurso de reconhecimento facial esteja se popularizando, alguns movimentos, em muitos países, atuam para conter esse avanço, com o argumento de que essa é uma prática tendenciosa para além das linhas raciais e de gênero, e que apresentam mais desvantagens do que supostos benefícios.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro