Primeiro Contato chega ao último episódio e mostra como indústria atual dos games se estabeleceu
Finale vai mostrar como meio foi dominado por empresas estrangeiras na virada dos anos 90 para os 2000
O podcast Primeiro Contato chega ao fim na próxima segunda-feira (18) com um episódio que vai explorar os últimos dias das empresas que ajudaram a construir a indústria dos games no Brasil. O décimo segundo episódio conclui a jornada documental do projeto sobre o passado do meio, que reconta também os primeiros passos do computador no território nacional.
Co-produção do B9 e do Overloadr, o podcast criado e narrado pelo jornalista Henrique Sampaio nos últimos três meses mostrou todas as consequências e efeitos da entrada deste mercado no país. Dos primeiros passos do computador durante a década de 80 à participação fundamental de empresas como a Brasoft e a CD Expert na popularização dos jogos, o áudio-documentário situa ainda a jornada dos games e do PC na trajetória política brasileira, como os efeitos devastadores do Plano Cruzado e do Plano Collor na economia e nas pequenas e médias empresas.
Agora, o programa nos últimos momentos se prepara para apresentar a transição da indústria nacional para um cenário dominado por companhias estrangeiras. “O episódio final de Primeiro Contato aborda como as publishers brasileiras de jogos e software para PC que despontaram nos anos 90 foram duramente afetadas pelas transformações da virada do milênio, tanto do ponto de vista econômico quanto tecnológico”, explica Sampaio ao B9; “A chegada da internet, das publishers internacionais como Ubisoft e Electronic Arts, a pirataria, tudo isso faz com que empresas locais como a Brasoft e CD Expert, que ajudaram a construir e desenvolver nosso mercado e indústria de games, desaparecessem quase que do dia para a noite na década de 2000”.
Você pode ouvir todos os episódios do Primeiro Contato nos agregadores de podcast ou no próprio B9.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.