Google Maps para a natureza mostra potencial da restauração de florestas ao redor do mundo
Restor se define como uma plataforma de dados abertos com base científica para apoiar movimento
Imagine um site em que você pode delinear uma área de terra em qualquer lugar do planeta para descobrir quanta cobertura de árvores foi perdida ao longo do tempo, quanto carbono está armazenado no solo e como seria se a região fosse restaurada.
Esse é o Restor, uma espécie de Google Maps para a natureza, capaz de mapear milhares de projetos de restauração atuais – 72.000, até agora – de florestas a pastagens e habitats costeiros. Com serviço gratuito, ele conecta organizações que trabalham nesse movimento a financiadores e voluntários em potencial.
O Restor foi construído com a ajuda de uma rede de cientistas e compartilha dados importantes sobre as condições naturais de todo o planeta, incluindo fatores como precipitação, quais tipos de árvores crescem em determinada área e, eventualmente, detalhes sobre quais espécies provavelmente crescerão ali conforme o clima muda. O projeto foi fundado no Crowther Lab, que pertence ao Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Alemanha, com ajuda do Google.
Ao Fast Company, Clara Rowe, CEO da Restor, destacou a importância do projeto, em especial a maneira como ele reúne dados significativos, atuando como um facilitador para demandas semelhantes: “Ouvimos falar de muitos projetos que falharam porque estão plantando as espécies erradas nos lugares errados, e então eles têm que começar de novo”, disse. No caso de falhas, a plataforma pode ajudar essas comunidades.
Segundo o Restor, se o processo de restauração a partir dos dados do site for bem administrado globalmente, poderá evitar mais de 60% das extinções de espécies, sequestrar quase 300 bilhões de toneladas métricas de CO2 e aumentar a segurança alimentar para mais de 1,3 bilhão de pessoas.
Para fazer uma doação ao projeto, basta acessar o site.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.