Transição lenta para o carro elétrico pode custar 30 mil empregos na Volkswagen, diz presidente • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Transição lenta para o carro elétrico pode custar 30 mil empregos na Volkswagen, diz presidente

Entrada de novos concorrentes na Alemanha coloca em risco planos da companhia para o futuro

por Pedro Strazza
Capa - Transição lenta para o carro elétrico pode custar 30 mil empregos na Volkswagen, diz presidente
Imagem: Bloomberg

Em reunião com o conselho de administração da Volkswagen no último mês de setembro, o presidente-executivo Herbert Diess verbalizou a preocupação da empresa reduzir seu quadro em até 30 mil empregos caso a transição para o mercado de carros elétricos seja muito lenta. A informação vem da Reuters, que confirmou a discussão interna com duas fontes distintas e foi chancelado depois por um porta-voz oficial da companhia.

O temor de Diess se deve sobretudo à concorrência, que graças à entrada de nomes como a Tesla e companhias chinesas deve acelerar a mudança no mercado alemão nos próximos anos. A companhia tocada por Elon Musk é um problema específico no planejamento da fabricante, dado que a Tesla pretende produzir até 500 mil carros por ano na Alemanha e contratar 12 mil funcionários – a Volks, enquanto isso, tem 25 mil trabalhadores e uma demanda de 700 mil veículos ao ano.

“Não há dúvida de que temos que resolver a competitividade de nossa fábrica em Wolfsburg à luz dos novos entrantes no mercado” diz o porta-voz da companhia no comentário oficial sobre o caso, que embora negue as projeções do executivo esclarece que o aumento de competição no país aumentou o grau de urgência para a transição. A Volkswagen ainda verbaliza que “Um debate está acontecendo e já há muitas boas ideias”, mas que “não há cenários concluídos”.

No lado dos trabalhadores, tudo no fim gira em torno das diferenças de fabricação entre um carro movido a gasolina e gás para um veículo elétrico. O último possui menos componentes em relação aos movidos por motores a combustão, exigindo por isso menos funcionários para sua montagem. As projeções não são otimistas: até 2025, estima-se que até 100 mil empregos possam ser perdidos na indústria automotiva alemã.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro