Americanas compra Skoob, maior rede social de literatura do país
Companhia espera impulsionar vendas de livros na Lojas Americanas e no Submarino a partir da base de dados de resenhas da plataforma
A Americanas seguiu os passos da concorrente Magazine Luiza essa semana e comprou a Skoob, rede social nacional voltada para a leitura. A aquisição foi anunciada na última quarta-feira (15) e não teve valores oficiais divulgados, mas chega para impulsionar as vendas online da varejista no departamento de livros.
A ideia da companhia com a compra, no caso, é aproveitar as avaliações de livros na plataforma como uma alavanca de vendas para o e-commerce, com a Americanas calculando uma conversão em 40% de crescimento nos negócios tanto das Lojas Americanas quanto do Submarino. Ao Estado de São Paulo, o CEO Marcio Cruz explica que “A Skoob tem um conteúdo qualificado, das avaliações feitas pelo usuário, o que é importante para a conversão de vendas e, também por isso, tem um usuário fiel, o que traz engajamento”.
No ar desde 2009, a Skoob conta com mais de 8 milhões de usuários ativos e uma base de dados de 45 milhões de resenhas publicadas pelos mesmos, cuja esmagadora maioria se localiza na faixa de idade entre os 16 e 34 anos. Para a Americanas, esses números são ouro, em especial em tempos de pandemia e com o redirecionamento da clientela ao online – onde a companhia diz ter uma oferta de 3 milhões de livros.
Enquanto ambas as partes dizem estar negociando o acordo já há alguns meses, a compra da plataforma também acontece um mês depois da varejista anunciar a aquisição da Hortifruti Natural da Terra, rede com 73 lojas na região Sudeste, por R$ 2,1 bilhões. Tanto Lindenberg Moreira e Viviane Lordello, líderes da Skoob, seguem no comando da rede social, cuja venda não precisará passar pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.