Cortador de grama inteligente da Segway usa GPS para manter jardim em dia
Sistema permite que aparelho também evite de refazer caminhos acidentalmente enquanto mantém terreno sob controle
Enquanto o seu veículo mais famoso é aposentado, a (empresa) Segway segue no mercado buscando novas áreas para bancar sua operação. Uma dessas, pelo visto, é a dos cortadores de gramas inteligente, com a companhia anunciando esta semana a sua versão, o Navimow.
Mas se outros modelos do tipo atuam mais ou menos como o típico aspirador-robô, mapeando a área através de marcadores físicos, o da Segway traz uma inovação das mais particulares: ele usa sensores e um sistema de GPS para detectar a área de atuação e cortar a grama onde precisa. Batizado de Exact Fusion Locating System, o programa mantém a trajetória do Navimow definida com uma taxa de erro de dois centímetros, com os sensores bancando o aproveitamento caso a geolocalização dê problema no meio do caminho.
O vídeo abaixo mostra um pouco mais do funcionamento do aparelho, incluindo como o usuário consegue a partir dele apontar que áreas cortar, incluindo onde ele precisa evitar a ação. Há ainda um sistema algorítmico que garante que o cortador não passe duas vezes pelo mesmo lugar, evitando assim cruzamentos indesejados.
De acordo com o Engadget, o Navimow pelo visto opera ainda com um alcance sonoro reduzido de 54 decibéis e consegue lidar com elevações de terreno de até 45 graus, além de contar com um sistema que o “desliga” e o retorna a um lugar de segurança em caso de chuva. Há ainda um outro sistema de segurança para evitar acidentes com outros seres, de animais de estimação a crianças.
Uma data de lançamento não foi divulgada até o momento, mas a Segway pretende colocar 4 modelos no mercado, com preços variando de 1.199 a 2.499 euros. As características variam do limite de espaço de atuação a duração da bateria, bem como a capacidade de sustentar 4G e um serviço antirroubo via GPS.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.