Apple desde 2019 vasculha contas do iCloud para encontrar imagens de abuso infantil
Empresa já havia revelado trabalhar em ferramenta para identificar criminosos em seus bancos de dados
A Apple recentemente revelou estar trabalhando em uma ferramenta para escanear os iPhones de seus usuários em busca de imagens de abuso infantil. Agora, a gigante de Tim Cook revelou que, ao menos desde 2019, ela está monitorando as contas de e-mail do iCloud em busca de conteúdo semelhante.
A descoberta foi feita inicialmente pelo 9to5Mac, site especializado em identificar novidades relacionadas aos produtos e serviços da empresa fundada por Steve Jobs. “A Apple me confirmou que está verificando os e-mails de entrada e saída do iCloud em busca de anexos com conteúdo de abuso infantil desde 2019. O e-mail não é criptografado, portanto, verificar seus anexos à medida que o e-mail passa pelos servidores da Apple é uma tarefa até simples”, disse Ben Lovejoy, do 9to5mac.
“A Apple também indicou que estava fazendo uma varredura limitada de outros dados, mas não informou o que era. Mas sugeriu que era um trabalho em pequena escala. Esses outros dados, aliás, não incluem os backups do iCloud”, completou o repórter. Por mais que o projeto possa ter boas intenções, ele acaba trazendo polêmica para a discussão por invadir a privacidade dos clientes da Apple por não haver, até então, uma transparência sobre o que pode ser acessado pelos operadores dos servidores da companhia.
A Apple, vale lembrar, constantemente critica seus concorrentes e enaltece que suas plataformas são as que mais se preocupam com a privacidade do usuário. Em 2019, por exemplo, a empresa deu uma cutucada nos rivais afirmando que o iPhone oferece mais privacidade do que as alternativas disponíveis no mercado. Já em 2020, a empresa alfinetou de forma velada os recursos de segurança e privacidade da plataforma Android. Até mesmo o atual comercial do iPhone, que ressalta as configurações de privacidade e segurança personalizáveis, cutuca os adversários afirmando que apenas a Apple garante segurança total.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.