Governo Bolsonaro viveu ápice das fake news no Facebook no Brasil, aponta estudo • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Governo Bolsonaro viveu ápice das fake news no Facebook no Brasil, aponta estudo

Ascensão da desinformação na rede social de Mark Zuckerberg ocorreu em 2015, durante processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff

por Matheus Fiore
Capa - Governo Bolsonaro viveu ápice das fake news no Facebook no Brasil, aponta estudo
Imagem: Sérgio Lima/PODER 360

Um estudo da Universidade Positivo, de Curitiba, aponta que as fake news no Facebook começaram a crescer durante a queda da ex-presidente Dilma Rousseff e atingiram seu ápice durante o governo de Jair Bolsonaro. O momento de maior crescimento foi durante a corrida eleitoral de 2018, e o pico atingido foi no primeiro semestre de 2020, durante o começo da pandemia do novo coronavírus. Não por acaso, a queda começou justamente a partir do inquérito das fake news, feito pelo Supremo Tribunal Federal.

A pesquisa, que envolve eleições, redes sociais e democracia, já teve dois relatórios da análise acessados pela Folha, que divulgou a notícia. O trabalho usa dados do CrowTangle, um aplicativo de navegação no Facebook que acompanha postagens populares e abrange páginas consideradas produtoras e difusoras de notícias falsas, apontadas pelo próprio relatório da CPMI das fake news.

Ainda segundo a reportagem da Folha, a amostragem avaliou um total de 206,6 mil publicações, que geraral 253,7 milhões de interações ao longo do período analisado. Dessas interações, 87,9% delas correspondem a curtidas e compartilhamentos. Essas postagens tiveram sua ascensão em 2015, durante as manifestações pró-impeachment de Dilma, que perdeu o processo durante o período.

Após o inquérito das fake news, boa parte das páginas foram desativadas, ao mesmo tempo em que as bases de dados apresentaram uma tendência de queda. “Do total de 843, 741 não existiam mais. E das 47 classificadas como de fake news, só restavam 27. Isso demonstra um universo de permanente movimentação de contas nesse ambiente digital”, comentou Eduardo Faria Silva, coordenador da Escola de Direito da Universidade Positivo e orientador do estudo, sobre algumas das páginas que foram analisadas pelo estudo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro