Twitter volta atrás e reduz perfil arrojado do novo design
Usuários reclamaram que mudança no contraste e inserção de nova fonte prejudicaram experiência ao causar dor de cabeça
O Twitter na última semana promoveu uma atualização em sua plataforma para desktops e smartphones que entre outras coisas envolveu a mudança mínima e ao mesmo tempo drástica do visual de certos componentes de sua rede social. A proposta se baseava em acessibilidade acima de tudo, na busca para tornar botões fundamentais e outros elementos visuais se destacarem dentro do produto da companhia – incluindo aí a inclusão da nova fonte, batizada de Chirp e focada em aumentar o contraste do texto com o fundo.
O que era boa intenção se revelou uma nova dor de cabeça, porém, e em alguns casos em caráter literal. Em questão de horas pipocaram na rede reclamações de usuários com o novo display da plataforma, em especial com a fonte nova e a situação da vista ser forçada o suficiente a ponto de criar mal estar em parte do público. Até mesmo especialistas na área não aprovaram a medida, apontando como um erro o fato de não haver customização disponível para que os interessados ajustassem a experiência de acordo com suas necessidades.
Com todo o caos gerado, o Twitter enfim voltou atrás na atualização no fim da última sexta-feira (13). Em publicação em seu perfil de acessibilidade, a companhia confirmou que reajustou os níveis de contraste e que identificou problemas com a aplicação do Chirp na sua versão para Windows. As declarações aconteceram após a empresa passar os dias anteriores atentos ao feedback (e às muitas reclamações) do público. A parte curiosa é que a mudança do sistema de cores para a identificação de quem a conta segue e não segue foi mantida, uma alteração que também provocou discórdia em uma parcela significativa dos usuários.
Apesar das alterações, o Twitter também comenta ao TechCrunch que deve continuar a ficar de olho no feedback do público sobre as mudanças, na busca para ajustar a experiência da rede social ao ideal a todos. “Nós percebemos que podemos receber mais retornos no futuro e vamos trabalhar nisso” escreve a companhia.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.